17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosÁcidos húmicos: solo saudável para o repolho

Ácidos húmicos: solo saudável para o repolho

Crédito: Shutterstock

Eriberto N. Colatto
Engenheiro agrônomo e diretor comercial – Zarcos Fertilizantes
eriberto.colatto@zarcos.com.br

Substâncias húmicas são estruturas complexas resultantes da decomposição de materiais orgânicos, sejam eles vegetais ou animais. São as estruturas mais estáveis da fração orgânica do solo e interferem diretamente nas características do solo.

Interferem nos quesitos físicos do solo, tais como densidade, capacidade de infiltração de água, bem como nos atributos químicos, melhorando a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Em solos salinos (excesso de fertilizantes), servem como condicionadores e melhoradores, diminuindo o efeito danoso de sais. Tanto o repolho como as demais culturas são beneficiadas pelo uso de substâncias húmicas, que melhoram as características físicas e químicas do solo, aumentando a absorção de nutrientes, com reflexos positivos diretos sobre a produtividade da cultura.

Divulgação

Práticas econômicas

Em tempos de diminuição da oferta de fertilizantes, associado a custos elevados dos mesmos, a utilização de estratégias e práticas que aumentem a eficiência dos insumos utilizados é extremamente importante para a manutenção de altos níveis de produtividade, e com certeza o uso de substâncias húmicas contribui para uma melhor eficiência dos fertilizantes.

É importante salientar que o uso de substâncias húmicas, associado a fertilizantes convencionais, faz com que o desempenho dos mesmos, principalmente nitrogenados e fosfatados, seja melhorado.

Essa associação depende da escolha correta das substâncias húmicas, bem como de processos industriais bem controlados, e esses produtos estão disponíveis no mercado, permitindo que o produtor obtenha melhores resultados em suas adubações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual o diferencial da nutrição inteligente?

Autores Talita de Santana Matos Pós-doutoranda - PPG Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Elisamara Caldeira do Nascimento...

Rentabilidade do trigo é tema da palestra de Fórum Nacional

Emprego de tecnologia pode aumentar a qualidade, produtividade e rentabilidade no cultivo de trigo no país. Evento acontece durante a 13ª Reunião da Comissão Brasileira...

Produção madeireira – A importância dos tratos silviculturais

Os tratos silviculturais são técnicas aplicadas no povoamento florestal, a fim de maximizar a produção e evitar que as árvores reduzam seu ritmo de crescimento, ou até mesmo práticas que agreguem maior valor de mercado ao produto final. Diversas são as técnicas empregadas para este fim, contudo, neste trabalho serão destacadas aquelas que afetam diretamente a produção madeireira: desbaste e desrama (poda).

Silício é a solução antiestresse para a lavoura?

Autores Alisson da Silva Santana Engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura e Biodiversidade e doutorando em Proteção de Plantas - UNESP/FCA alisson.0910.silva@gmail.com Ana Paula Santana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!