20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAdubação melhora a qualidade da forragem

Adubação melhora a qualidade da forragem

Fertilizantes contribuem para potencializar o desenvolvimento das pastagens ao fornecerem nutrientes essenciais para a produção forrageira

A nutrição adequada do solo da pastagem é o caminho para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da pecuária brasileira. A estratégia de realizar uma adubação equilibrada resulta tanto no crescimento das plantas para uma colheita eficiente, quanto pra reserva fisiológica para um novo ciclo de produção no ano seguinte. “As adubações impactam diretamente a fisiologia da planta, uma vez que plantas bem nutridas e manejadas corretamente possuem tempo menor de rebrota”, afirma Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo, que desenvolve soluções para que agricultores e pecuaristas elevem a produtividade no campo e entreguem alimentos para o mundo de forma sustentável.

Créditos: Divulgação

As adubações têm um grande efeito visual nas pastagens, como pastos mais verdes e folhas mais largas. “Existem algumas situações indiretas, fisiológicas da planta, que impactam nos resultados. O ajuste de fertilidade no solo aumenta os níveis de nutrientes e a proporcionalidade entre eles. Isso interfere bastante na fisiologia da planta forrageira. Precisamos entender como a adubação atua no sistema como um todo”, considera Sabrina.

Como a produção de forragem numa propriedade não é constante o ano inteiro, os pecuaristas fazem uso de métodos de transferência de produção de matéria seca para épocas de maior escassez. Seja por feno, pré-secado ou silagem, alguns elementos presentes no solo e que são fundamentais para o desenvolvimento da planta forrageira acabam sendo exportados. “O potássio é um desses nutrientes fundamentais quando falamos de transferência de forragem para outras épocas, pois ele está presente na reação mais importante realizada pelas plantas, a fotossíntese. É um elemento que também ajuda na absorção de água e na translocação de nutrientes. Portanto, o potássio está relacionado a uma série de reações dentro das plantas, que determinam uma alta produtividade”, explica a gerente da Mosaic Fertilizantes.

Devido à possibilidade de lixiviação (perda de nutrientes do solo de forma natural) nos sistemas em que são empregadas altas doses de potássio, recomenda-se parcelar a adubação de potássio, juntamente com as coberturas nitrogenadas. “Isso promove aumento na produção de forragem e melhora a eficiência do uso de nitrogênio.”, orienta. A reposição dos nutrientes é realizada por meio da adubação equilibrada, que oferta aos solos os elementos necessários. A Mosaic Fertilizantes desenvolveu a tecnológica linha MPasto, com soluções que proporcionam adequada nutrição vegetal para solos de pastagens.

Momento MPasto

A Mosaic Fertilizantes tem a responsabilidade de contribuir para a segurança alimentar global oferecendo conhecimento, produtos e assistência técnica para o melhor manejo e aplicação de nutrientes no campo. “Tão importante como ofertar as melhores soluções e exclusivas tecnologias para desenvolver a produção rural é orientar os clientes sobre a prática da adubação racional que eleva a produtividade do negócio, respeitando o meio ambiente”, afirma Sabrina.

Com base nesse propósito, a Mosaic Fertilizantes realiza a websérie semanal “Momento MPasto”, que traz 12 episódios com informações sobre estratégias de manejo e adubação para incrementar a produtividade da pecuária nacional. Apresentado pelo especialista em Ciência Animal e Pastagem, Felipe Moura, os filmes trazem orientações sobre o retorno econômico do sistema a pasto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como tirar o melhor proveito da sua adubação?

Um guia básico para tirar o melhor proveito da sua adubação.

Fósforo solúvel: Novidade na horticultura

  Welington Adolfo de Brito Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Fertilidade do Solo sob Cerrado e professor da Unicerp - Agronomia e Agronegócios wabto@hotmail.com   O fósforo encontra-se no...

A importância dos micronutrientes na adubação

Incrementos de qualidade e produtividade estão entre as vantagens da nutrição das lavouras.

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2023

Prazo para quem quer participar da competição promovida pela Emater-MG termina no dia 6 de setembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!