23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAgricultura inteligente e sustentável

Agricultura inteligente e sustentável

Foto Shutterstock

José Luiz Tejon Megido
Sócio-diretor na Biomarketing
contato@tejon.com.br

A agricultura sustentável ajuda a aumentar a produtividade das culturas de grãos, porque ela pressupõe toda uma prática conservacionista. Um cuidado com a nutrição do solo, um cuidado com qualidade da água, um cuidado com todos os aspectos da nutrição das plantas, dos recursos humanos, do ambiente que você cria, do ponto de vista de sustentabilidade.
Portanto, a agricultura sustentável sempre contribui para aumentar a produtividade, porque é um princípio de boas práticas utilizadas em uma propriedade agrícola.

Desafios

Os maiores desafios vêm no início, com os investimentos que você tem que fazer para passar a atuar dentro de uma agricultura de baixo carbono, dentro de uma agricultura regenerativa.
Isso envolve a qualidade da nutrição, proteção dos solos, as tecnologias bem implementadas, como a utilização da mecanização com qualidade. Portanto, tem um início de investimentos em educação, em recursos humanos, em ciência. Então, este início é o que faz, às vezes, muita gente desistir.
A partir daí ,isso se transforma num modelo automático de muito capricho, mas é a introdução, o início. O aprendizado, a educação e os investimentos iniciais é que vão resultar, a partir de algum tempo, em todo esse retorno de produtividade e lucratividade.

Tecnologia bem direcionada

A tecnologia tem que ser utilizada principalmente de forma organizada e orquestrada, na mecanização das máquinas. E não só máquinas grandes, inclusive nas atividades pequenas, com conhecimento e digitalização de máquinas manuais, como o pulverizador costal, que permite que o operador regule sua caminhada e regule a forma com a qual ele está aplicando o defensivo.
Portanto, a tecnologia digital conectada ao sinal de satélite está ali presente, e as máquinas são verdadeiros robôs. Mas, o uso correto da mecanização é que vai fazer com que os insumos sejam corretamente utilizados, e não desperdiçados.

Qualidade ambiental

E essa agricultura de precisão é que se transforma na sustentabilidade de qualidade ambiental, e ao mesmo tempo na responsabilidade social com as equipes, com o lado humano.
Os consumidores, à medida em que forem sendo educados, estarão cada vez mais conectados a marcas nos pontos de venda que se apresentem com origem dos seus produtos numa agricultura sustentável.
Uma experiência interessante aconteceu com a Pepsico, uma grande companhia agroindustrial, que passou a colocar nas embalagens das suas batatas chips um QR Code dos produtores.
Assim, os consumidores podem contatar, se quiserem, quem originou aquela batata no campo. Esta busca pela natureza e pela saúde, por parte dos consumidores, irá levar as corporações que atingem os consumidores nos supermercados, nos pontos de venda, a valorizarem os produtores sustentáveis.
Tudo isso cria um elo, uma cadeia de sustentabilidade dos consumidores até os originadores.

Mais saúde para todos

A agricultura sustentável traz mais saúde para o solo, as plantas, os animais, a água e o meio ambiente. Significa uma verdadeira agricultura regenerativa, e aí a biodiversidade protege e melhora o ambiente em relação às pragas e doenças.
O resultado é um ambiente onde a produção é privilegiada com qualidade e saúde. Os impactos econômicos, principalmente numa visão de início a partir de uma área degradada, com dois a três anos de investimentos, retorna em produtividades que são muito melhores e também em rentabilidade, com segurança maior da produção.
Provavelmente, tudo isso também vai se reverter em vantagens das relações desses produtores sustentáveis com todo o setor de insumos, o financeiro, as revendas, a distribuição, o setor corporativo e também na relação dos produtores com as agroindústrias, que são grandes clientes dos produtores rurais.

Incentivo urgente

As empresas do setor agrícola devem incentivar e apoiar a adoção, inclusive mostrando para a sociedade essas famílias agrícolas que atuam com práticas sustentáveis. Dar visibilidade a essas pessoas é um meio extraordinário de reconhecê-los e também uma forma de estimular outros a seguirem o mesmo exemplo.
Eu diria que poderia haver um bônus por essa qualidade da sustentabilidade, que vai se refletir em qualidade nutricional também para o consumidor final. A Associação Nacional de Difusão do Adubo (ANDA) tem um programa chamado Nutrientes para Vida (NPV), que mostra que uma planta bem nutrida leva mais saúde ao consumidor final. Isto, mais cedo ou mais tarde, será também levado em conta nos valores que os agricultores receberão.

Realidade

As perspectivas para a agricultura sustentável já são reais agora. Os programas que temos no Brasil de uma agricultura de baixo carbono – o plano ABC -, concretiza isso. A integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta também já estão em andamento.
Esse é o único futuro, não existe outro. É de uma originação responsável, regenerativa e sustentável, que não faz bem apenas para o consumidor ou para o planeta, mas para as produtoras e produtores rurais que utilizam esta forma caprichosa de produzir.

ARTIGOS RELACIONADOS

30% mais produtividade nas lavouras de maçã

Utilização da tecnologia Viviful SC, desenvolvida pela IHARA, permite o aumento de áreas de cultivo da fruta, além de evitar perdas no pós-colheita.

Míldio é um problema para o cultivo da cebola?

Autores Leandro Luiz Marcuzzo Professor e pesquisador - Instituto Federal Catarinense (IFC)/campus Rio do Sul leandro.marcuzzo@ifc.edu.br Sheila Chaiana Harbs Graduanda em Agronomia e bolsista...

Buva na soja: qual a interferência na produtividade?

Há algumas formas de realizar o controle da buva nas lavouras de soja, sendo necessário um manejo integrado.

Pepinos híbridos oferecem maior produtividade

A escolha por pepinos híbridos não é apenas uma opção, é um caminho para colheitas abundantes e produtividade elevada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!