24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgro é gestão: crescimento no campo passa por uma boa administração

Agro é gestão: crescimento no campo passa por uma boa administração

Consultoria empresarial aplicada ao fomento do agronegócio auxilia na organização das empresas

O agronegócio é um dos setores de maior destaque da economia brasileira. Em 2022, bateu recorde de exportação, com US$ 159 bi, representando quase metade do total exportado pelo Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Em 2023, um número positivo deve voltar a ser registrado também em relação ao PIB, após queda no ano passado – a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) projeta alta de 2,5%, já a Fundação Getúlio Vargas é ainda mais otimista e calcula avanço de 8%. 

Créditos: Pixabay

Essa realidade é resultado, entre outros fatores, do entendimento de que o sucesso da produção não se restringe apenas ao espaço das lavouras e dos pastos, mas começa pela administração, por meio de um bom gerenciamento do negócio. 

É o que destaca o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, que atende empresas de vários segmentos da área, em todo o Brasil. “O crescimento dos negócios do agro está diretamente ligado à gestão, como acontece em outros setores. Cada vez mais tecnológico, otimizado e também competitivo, o setor exige preparo e atualização de quem está à frente das empresas. Sem dúvida, o crescimento no campo passa por uma boa administração”, afirma o especialista. 

Nesse sentido, a consultoria empresarial é um serviço que tem sido bastante procurado por gestores do setor na busca de construir modelos de negócios sólidos e duradouros. O profissional que presta esse serviço auxilia na tomada de decisões da empresa, com ideias inovadoras e sugestões para a construção de um planejamento qualificado que atenda melhor ao mercado e no entendimento das movimentações do segmento.  

“O sucesso dentro do agro exige saber estruturar bem o negócio, acompanhar a modernização, aproveitar as oportunidades, criar boas estratégias e gerir as crises. Não se pode contar apenas com o clima e a economia favorável, é preciso saber sobreviver às intempéries, para manter um crescimento constante e seguro. Para isso é necessário preparo tanto por parte dos executivos, quanto dos demais profissionais”, destaca Roberto.

Nas últimas décadas o agronegócio passou por mudanças decisivas que o tornaram a potência que é hoje. O processo de modernização aplicado ao campo trouxe maior produtividade, previsibilidade e menos custos. Para o futuro, tudo indica que a tecnologia esteja cada vez mais presente na vida dos produtores e esses mais atentos à necessidade de evoluir para acompanhar as mudanças do mercado. Nesse cenário, a busca por ajuda qualificada também se torna cada vez mais necessária. 

A empresa de soluções para genética animal Semex conseguiu observar grandes mudanças após investir em consultoria empresarial. “A Semex trabalha com o Roberto Vilela há mais de uma década e sempre tivemos como objetivo na parceria desenvolver a equipe e ações práticas que gerem resultados consistentes. Desenvolvemos vários projetos em conjunto e muito evoluímos para aprimorar o trabalho e crescimento da equipe. De forma muito assertiva e transparente, seguimos sempre focados no negócio e buscando novas oportunidades de desenvolvimento”, declarou Nelson Eduardo Ziehlsdorff, Diretor Presidente da empresa. 

Também visando potencializar seus resultados, o comércio de insumos agropecuários Agroláctea, de Pinhalzinho (SC), buscou ajuda através da consultoria e hoje considera que a decisão foi bastante assertiva. “O Roberto tem sido muito importante no planejamento estratégico da empresa, contribuindo com a sua experiência, como também, com a sua visão macro de negócios, sempre com foco nas possibilidades, potenciais e oportunidades comerciais que o mercado nos apresenta”, destaca o diretor da empresa, Fábio Reckziegel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agronegócio passa por virada digital e pede gestão para alavancar

Cintia Leitão é diretora de Agronegócios na Senior (cintia.leitao@senior.com.br) O cenário atual das relações comerciais entre a China e os EUA favorecem a posição no Brasil no...

Cimisa apresenta novo misturador de sementes

O novo misturador de sementes da Cimisa promete maior eficiência e precisão na distribuição dos insumos.

Agro deve voltar a crescer nesta safra

Em evento anual para consultores técnicos do agro no Cerrado, ADAMA aborda desde desafios técnicos dos sistemas de produção de Soja, às novas tecnologias e oportunidades emergentes, além do avanço na sustentabilidade do setor.

Arroz preto ou vermelho? – Atrativos nutricionais chamam atenção

As cultivares de arroz de grão preto SCS 120 Ônix e de grão vermelho BRS 902 são as que contêm os maiores teores de compostos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!