19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra recorde demanda tecnologia para solucionar gaps na logística

Safra recorde demanda tecnologia para solucionar gaps na logística

Entenda como inovações estão resolvendo questões para potencializar a eficiência do agronegócio em um momento importante para toda a economia do Brasil.

Sabemos que a falta de planejamento e infraestrutura causam inúmeros problemas logísticos no Brasil. Mas, quando falamos de oportunidades no agronegócio, especialmente em momentos de supersafras, esta pauta também acompanha questões como a segurança do transporte, armazenagem e estocagem, frete, coordenação na cadeia de suprimentos, monitoramento e rastreabilidade.

No Brasil, este ano de 2023 a safra recorde de grãos deve chegar a 317,6 milhões de toneladas, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um desempenho que ajuda a derrubar a inflação e a melhorar o saldo do comércio com outros países. No entanto, de acordo com levantamento da Esalq/USP, todo o custo logístico no Brasil, somando gastos rodoviários e portuários, representam entre 30% e 40% do valor pago pela soja, por exemplo.

“Os desafios logísticos podem hoje ser enfrentados com uso de tecnologias para gestão, que atendem peculiaridades das atividades do agronegócio. Sistemas como o ERP e o YMS permitem monitorar os níveis de estoque em tempo real e garantem uma gestão eficiente dos pátios e áreas de estocagem. A adoção dessas tecnologias contribui melhorando os gaps e promovem melhorias na eficiência, rastreabilidade e coordenação das operações logísticas”, destaca Fernando da Silva, Diretor do Segmento de Agronegócio na Senior Sistems.

O especialista da Senior Sistemas reforça que, o uso do ERP pode promover uma gestão integrada para o agronegócio. “Dados de finanças, estoque, compra e venda em um único local viabilizam uma visão abrangente das operações agrícolas. Isso facilita o planejamento estratégico e a tomada de decisões. Também é possível ter informações detalhadas sobre a origem dos grãos, o histórico de transporte e o status atual das remessas. Isso é essencial para garantir a qualidade, segurança e conformidade com regulamentações”, explica.

Ao usar o ERP é possível ainda ter uma gestão mais eficiente de custos e receitas, permitindo uma melhor alocação de recursos. Isso porque o ERP registra e rastreia informações críticas, como datas de produção, certificações e registros de transporte.

“Isso facilita a auditoria e garante que as empresas estejam em conformidade com as regulamentações aplicáveis. Durante a supersafra, a eficiência na escolha de rotas e no gerenciamento de custos logísticos é fundamental para maximizar a rentabilidade do agronegócio. O sistema ERP pode analisar dados históricos de transporte, condições de tráfego e outras variáveis para otimizar as rotas de transporte, reduzindo os custos operacionais e melhorando a competitividade”.

Outra tecnologia que contribui com a logística no agronegócio é o sistema YMS, que proporciona uma gestão mais eficiente dos pátios e áreas de estocagem, otimiza o fluxo de caminhões, reduz custos, garante a rastreabilidade e melhora a coordenação entre os diferentes elos da cadeia logística.

“O YMS permite agendar a chegada e a partida de caminhões de forma coordenada, garantindo uma distribuição equilibrada da demanda de transporte ao longo do dia e evitando congestionamentos. Isso reduz o tempo de espera dos motoristas. Além disso, a redução do tempo de permanência dos veículos no pátio e a agilização das operações de carga e descarga aumentam a produtividade e permitem que mais grãos sejam escoados em um período de tempo menor.

Fernando da Senior explica que o YMS permite monitorar em tempo real as operações nos pátios, fornece informações detalhadas sobre a movimentação dos grãos e permite a rastreabilidade dos lotes. Desta forma, é possível garantir que a origem da carga seja conhecida em cada etapa da cadeia logística, desde o campo até o destino final, proporcionando transparência e confiança aos consumidores e compradores.

“Com o YMS, as informações sobre a movimentação dos grãos e o status das operações nos pátios são centralizadas em um sistema integrado. Isso melhora a comunicação entre produtores, transportadoras, cooperativas e empresas de exportação. Permite uma visão completa e em tempo real da cadeia logística e facilita o planejamento estratégico, a tomada de decisão, e respostas a mudanças na demanda.

Durante a supersafra, a demanda por frete pode apresentar picos em alguns períodos. O YMS também pode ajudar a distribuir de forma mais equilibrada a demanda de transporte ao longo do dia e da semana, evitando sobrecarga de capacidade logística em horários de pico e reduzindo o risco de atrasos nas entregas. Essa funcionalidade é especialmente relevante para o transporte de grãos a longas distâncias, como para os mercados internacionais.

Além disso, a gestão sustentável é uma preocupação crescente no agronegócio, e o YMS pode contribuir para práticas mais sustentáveis de transporte e logística. “Com uma melhor programação de chegadas e partidas, é possível reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono. A redução do tempo de permanência dos caminhões nos pátios também contribui para uma logística mais eco-friendly”, finaliza o especialista da Senior Sistemas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva Agriscience premia ganhadores do concurso Colheita Farta Safra 21/22 que atingiram alta produtividade de soja

Iniciativa conta com a auditoria do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB e estimula o incremento da produção da oleaginosa em todo o Brasil

Drones na agricultura

De acordo com a legislação brasileira, os drones ou veículos aéreos não tripulados (VANTs), como o próprio nome diz, são aeronaves comandadas remotamente, sem a presença de piloto embarcado.

Agristar do Brasil anuncia novo gerente comercial

Matheus Scarpat possui 18 anos de atuação no mercado de sementes e tem como principal desafio trabalhar com os diferentes públicos das marcas.

Tecnologia de Aplicação Aérea

O uso da tecnologia de aplicação aérea por meio de aviões e helicópteros agrícolas, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!