21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgronegócio projeta crescer 8% em 2023

Agronegócio projeta crescer 8% em 2023

Divulgação

Após recuar em 2022, o agronegócio brasileiro deve voltar a crescer neste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), o setor deve avançar 8%, que se confirmado será o maior crescimento desde 2017.

A alta da área de plantio e a recuperação da produtividade da soja são os principais fatores para as projeções. Segundo Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, a expectativa se deve também às condições climáticas favoráveis. “É necessário manter pesquisas no radar para que especialistas e suas equipes possam se adaptar em busca de maiores tetos produtivos. Se mantivermos o ritmo de investimentos, novos recordes serão batidos nas próximas temporadas”, analisa o especialista.

Um novo recorde de safra promete impactar o aumento. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 296,2 milhões de toneladas, aumento de 12,6% em relação ao ciclo anterior. Já a CNA projeta um avanço de 15,5% na safra de grãos, alcançando 313 milhões de toneladas.

O setor promete ser o único a crescer de forma expressiva em 2023. “A produção brasileira deve crescer principalmente com adoção de tecnologias e utilização de fertilizantes, resultando em grandes resultados a cada safra. Os Estados protagonizando suas especialidades e técnicas, geraram resultados que impactarão em recordes de produção na safra 2022/2023”, finaliza Sodré.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cenário desafiador será debatido pela Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, em evento híbrido

Reunião ocorrerá em Capão Bonito (SP), no dia 20 de junho, com transmissão ao vivo, via YouTube

Evento da ABAG debate os efeitos do Green Deal europeu no agro brasileiro

No dia 31 de janeiro, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) realizará o Fórum Agro: Brasil Protagonista, para tratar de um tema vital para a competitividade do agro brasileiro: a internacionalização do Green Deal para as cadeias produtivas dos países exportadores para a União Europeia.

Startup lança marketplace focado no agronegócio

A primeira plataforma de marketplace para o agro brasileiro com rede própria de ...

Mercado de tecnologia para o campo prevê crescimento de 16% ao ano

Contexto de pandemia e crise de fertilizantes favoreceu a aceleração da digitalização nas produções agrícolas. Número de empresas de inovação no setor cresceu 40% só em 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!