19.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasInovação no agronegócio vai além da tecnologia

Inovação no agronegócio vai além da tecnologia

Foto ilustrativa – Divulgação

Mudança de pensamento, atenção a novos modelos de negócios e espírito empreendedor serão fundamentais para ajudar as novas gerações de produtores rurais a saírem do modo tradicional de operação para terem mais oportunidades de mercado

O agronegócio é um setor da economia extremamente competitivo e dinâmico e que está em constante evolução. Hoje, o trabalho dos produtores “dentro da porteira” vem sendo aprimorado cada vez mais com investimentos nas tecnologias que são lançadas, para a cada safra produzirem mais e melhor. Entretanto, ficar de olho no mercado, saber comprar insumos e vender a produção, e mais que isso, ser empreendedor e enxergar as oportunidades e parcerias é também um desafio e requer estudo e dedicação.

A missão não é fácil, sair do modo tradicional de produção o qual foi passado de gerações anteriores para migrar para um novo modelo de negócio assusta e preocupa muitos produtores. A boa notícia é que a cada dia surgem startups e AgTechs comandadas em sua maioria por jovens empreendedores, que sabem tudo e mais um pouco de tecnologia e inovação e estão ajudando a reformular a maneira de comprar, vender e maximizar a produção no campo.

Uma dessas empresas focada 100% na maximização da produção e valorização do trabalho dos produtores rurais é a Seedz. A startup sediada e Belo Horizonte (MG), desenvolveu um software de fidelidade que valoriza o relacionamento entre agricultores e pecuaristas com companhias agro e também de outros setores.

A solução é muito simples, ao comprar os produtos nas empresas parceiras, acumula-se “seedz” uma moeda virtual, que pode ser trocada na plataforma por produtos e até mesmo cursos, incentivando assim que estes produtores reinvistam em suas próprias fazendas. “Somos uma empresa de tecnologia, focada em desenvolver soluções que melhorem o relacionamento dos produtores com as empresas, criando assim um novo modelo de compra e venda, focado na confiança”, diz Matheus Ganem, CEO da Seedz.

Tema de palestra

A inovação da Seedz que passa não somente pela tecnologia, mas pela proposta de novo modelo de negócio e a remodelagem de relacionamento entre produtores e companhias ganhou destaque. Um exemplo disso é que o CEO da empresa, será um dos participantes do evento Contrarian Agriculture Series 2.0, uma série de palestras organizadas pela Agrobravo e a Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, com a proposta de promover o pensamento “contrarian” no agronegócio, ou seja, processo que estimula a criatividade e a procura por diferentes soluções diante de situações difíceis. Entre os assuntos abordados destaque para os temas de: inovação, sucessão, competitividade, oportunidade, visão de negócio e empreendedorismo.

Com essa proposta, o evento reunirá personalidades do agronegócio nacional e internacional, que trarão suas experiências e inovações dentro do setor. No dia 1 de dezembro, Ganem fará sua apresentação contando seu case de sucesso com a criação da Seedz e sua trajetória profissional. “Poder participar de um evento com pessoas que já contribui há tantos anos com o agronegócio nos deixa animados com o setor, que abre portas para inovação e para o empreendedorismo. Essa participação mostra o pioneirismo dos agentes do agro sempre em busca de soluções que melhore o mercado e o desenvolvimento de atividades agrícolas”, diz o CEO da Seedz.

Além de criador de soluções tecnológicas, o empresário é produtor rural na 4ª geração, formado em engenharia e acumula experiência sólida no mercado.  Em 2017 fundou a Seedz, plataforma já utilizada por mais de 60 mil produtores cadastrados de todo o Brasil e ainda 5 mil profissionais do setor. Somado a isso, já são 300 companhias cadastradas no software de diversos segmentos do agro como: sementes, defensivos, fertilizantes, adubos, serviços financeiros, saúde e nutrição animal, máquinas, equipamentos, logística entre outras soluções. Destaque para multinacionais como a UPL, Yara, John Deere, Agro Galaxy Helm, Agro100, Agro Ferrari e cooperativas como a Cocamar.

Segundo Ganem, a principal mensagem que se leva para um evento como este é que a empresa está de olho no futuro do agronegócio, futuro este, que será cada vez mais digital, com as fazendas se conectando e a cadeia cada vez mais integrada. “Desde antes da porteira até a chegada do alimento na mesa, o consumidor vai estar mais presente, querendo entender a origem deles. A digitalização acelera este processo e traz mais transparência para a cadeia, e mais velocidade na relação entre empresas, produtores, produção e o mercado consumidor. A Seedz investe e cada vez irá investir mais na integração dos elos desta cadeia, promovendo mais ganho para o produtor, eficiência nas decisões das empresas e sustentabilidade no setor”, finaliza.

Sobre –  A Seedz é uma startup de tecnologia, sediada e Belo Horizonte (MG) e   focada na melhoria da experiência entre empresas do agro, seus canais e os produtores rurais acelerando suas jornadas de transformação digital e integração. Saiba mais baixando o App da Seedz na Apple Store ou Google Play.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coopercitrus leva tecnologia na 2ª Farming Show

Cooperativa apresenta novidades em tratores, máquinas e soluções integradas para aumentar a produtividade e reduzir custos no campo.

Operação de Barter dinamiza o agronegócio

A operação de Barter impulsiona o agronegócio ao oferecer uma forma dinâmica de troca entre produtores e fornecedores.

Mão de obra qualificada ainda é desafio para o agro brasileiro

Para tentar enfrentar esse problema, setor assume a função de qualificar trabalhadores; Grupo Pivot lança curso de capacitação e os melhores serão contratados.

Tecnologias de bioinsumos

As tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!