19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAlerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

Alerta para o risco de geada nas áreas produtoras de café

Créditos: Marcelo Linhares

Texto por Angela Ruiz

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, além da chuva, há previsão de frio. Apesar de um centro de alta pressão fraco com pouco mais de 1020 milibares, a corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura e a presença de um ciclone extratropical em alto mar empurram a onda de frio sobre o centro e sul do Brasil.

A temperatura prevista diminuiu na simulação mais recente GFS-NOAA. Estimam-se temperaturas mínimas de 2°C em Três Pontas (MG), 3°C em Campos Gerais (MG), 4°C em Machado (MG) e 4°C em Patrocínio (MG) na quinta-feira( 19/05).

No Estado de São Paulo, estimam-se 2°C em Pedregulho e Franca, 3°C em Garça e 4°C em Caconde na quarta-feira (18/05). No Paraná, a temperatura alcança 4°C em Carlópolis, 2°C em Pinhalão e 0°C em Ibaiti no dia 18/05.

Com temperaturas previstas mais baixas, a chance de geadas aumenta em áreas produtoras do Paraná, além de baixadas, áreas de borda, em pés de café mais novos e áreas cuja a face esteja voltada para o quadrante sul na Mogiana, sul de Minas Gerais e Cerrado de Minas Gerais.

Mercado

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baixou em 2,1% a estimativa para a produção total de café no País, na comparação com a projeção de março. Agora, o IBGE estima que a produção deverá ficar em 3,3 milhões de toneladas em 2022, ou 54,9 milhões de sacas de 60 kg, alta de 12,0% em relação a 2021.

A Conab pretende soltar o 2º levantamento do café na próxima semana. O primeiro levantamento da safra do produto divulgado no dia 18/01, mostrou uma produção esperada de 55,7 milhões de sacas de 60 quilos.

O analista de mercado e Diretor da Pharos Consultoria Mercado de Café, Haroldo Bonfá disse que na região da Mogiana e no sul de Minas, o café está vindo de uma fase de pouca chuva e temperaturas elevadas o que proporcionou um amadurecimento precoce e consequentemente uma antecipação dos cafeicultores para colher esse grão. 

“Muitos produtores de café arábica estão no campo realizando a colheita. Se a temperatura baixa se confirmar na próxima semana a ponto de acontecer geada, esse café que está sendo colhido não irá ser impactado de forma perigosa. Para os cafezais que ainda não iniciaram a colheita onde as árvores estão bem cheias, com frutos verdes, as folhas acabam protegendo o frutos e não haveria perda”, analisa Bonfá.

Curiosidade

Se na noite anterior ocorrer tempo aberto sem nebulosidade, isso favorece uma queda mais acentuada da temperatura na madrugada. Uma vez registrada a geada com formação de nevoeiro ou neblina nas primeiras horas da manhã, esse nevoeiro acaba protegendo os cafezais da luz solar. Vale lembrar que a queima do café acontece quando o gelo na folha em contato com o sol funciona como uma lente de aumento refletindo a luz solar mais intensa o que provoca a queima as folhas. 

ARTIGOS RELACIONADOS

As perdas de alimentos e o Brasil 

Jornal “Folha de São Paulo“, Caderno Mercado, 27/05/2017   Marcos Sawaya Jank (*) Altivo A. Almeida Cunha (**)   Um terço do que é desperdiçado no mundo já seria...

Curso traz noções básicas sobre engenharia de avaliações aplicada às propriedades rurais no Brasil com base nas normas da ABNT

Bom desempenho do agronegócio amplia campo de atuação para engenheiros agrônomos e profissionais de áreas relacionadas

Satis projeta em convenção crescimento de 30% em 2017

  Capacidade produtiva quadriplicou após conclusão da ampliação da fábrica em Araxá A Satis, empresa especializada em nutrição vegetal, reuniu em sua sede, em Araxá (MG),...

Acacia mangium – Aproveitamento de 100% da árvore

Além do aproveitamento da madeira de desbaste, a Acacia Mangium oferece tanino, mel extraído das folhas e flores, própolis, cera, geleia real e forragem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!