23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Grão de Ouro e Kimberlit levam resultados para os cafeicultores

Grão de Ouro e Kimberlit levam resultados para os cafeicultores

 

1° resultado 30 dias após a aplicação - crescimento de internódios - abril 2014 - Fotos Carlos Simoni
1° resultado 30 dias após a aplicação – crescimento de internódios – abril 2014 – Fotos Carlos Simoni

O manejo fisiológico do cafeeiro associado à nutrição da planta, viaExion Vida, tem melhorado a relação solo e planta, proporcionando aumento no desenvolvimento do sistema radicular, estímulo de novas brotações, alongamento de internódios, maior capacidade fotossintética e, consequentemente, um maior potencial produtivo na cultura do café.

O Exion Vida foi desenvolvido para a aplicação via solo, na projeção da barra da planta de café. “Para lavouras em produção realizam-se duas aplicações, sendo a primeira realizada entre os meses de outubro/novembro e a segunda em fevereiro. Para cada aplicação, utiliza-se a dose de 10 litros de Exion Vida por hectare“, recomenda Carlos Simoni Neto, engenheiro agrônomo e representante técnico de vendas da Kimberlit Agrociências.

Testemunha - Sem crescimento de internódio - abril 2014 - Fotos Carlos Simoni
Testemunha – Sem crescimento de internódio – abril 2014 – Fotos Carlos Simoni

Na prática

Durante os últimos três anos, em várias áreas do Sul e Sudoeste mineiro, Carlos Simoni Neto constatou que a utilização de Exion Vida proporciona maior desenvolvimento de internódios nas plantas, aumentando a produtividade média em pelo menos duas sacas de café por hectare.

Rodrigo Santos do Prado é o gerente da fazenda Boa Esperança, de propriedade de Luiz Fernando Mazzarollo, localizada em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, onde são cultivados 43 hectares de café irrigado por gotejamento. Com o intuito de levar inovações tecnológicas a campo, a Grão de Ouro Agronegócios, em parceria com a Kimberlit Agrociências, realizaram a condução do ensaio de campo.

 “Na última colheita, a média de produtividade da fazenda foi de 52,5 sc/ha. Pelo primeiro ano fizemos uso do Exion Vida, da Kimberlit, e notei grande diferença na lavoura a partir daí. Ainda não colhi a produção, para avaliar a produtividade, mas o crescimento vegetativo, sem dúvida, foi expressivo“, considera Rodrigo.

Da esquerda para a direita RTV Carlos Simoni, Gerente Rodrigo, AGD José Cláudio, Consultor José Ribeiro, Gestora Silvia Borba
Da esquerda para a direita RTV Carlos Simoni, Gerente Rodrigo, AGD José Cláudio, Consultor José Ribeiro, Gestora Silvia Borba

Do começo ao fim

Em decorrência da seca no início de 2014, a lavoura da fazenda Boa Esperança ficou muito danificada após a colheita. Foi então que a Grão de Ouro Agronegócios, em parceria com a Kimberlit Agrociências, propôs a realização do experimento com Exion Vida, conduzido pelo consultor de vendas José Ribeiro de Castro Júnior (Juninho), pelo agente SIBOP José Cláudio Araújo e pelo Representante Kimberlit Carlos Simoni Neto.

“A colheita começou em abril de 2014 e foi até junhodo mesmo ano. A lavoura sentiu muito, porque estava com uma carga alta, e havia a falta de água, pois mesmo com a irrigação não conseguimos suprir a necessidade da lavoura, que saiu da colheita muito prejudicada.A aplicação do Exion Vida aconteceu em maio, e 30 dias após a aplicação os benefícios eram vistos a olho nu“, observa Rodrigo Santos, que após a constatação dos benefícios passou a utilizar em toda a propriedade.

Ainda segundo Rodrigo Santos, a lavoura ficou mais vigorosa, e cresceu bem para produzir a próxima safra. Ele está ansioso pela colheita de 2015 para contabilizar os custos e benefícios da aplicação do Exion Vida. “Até agora foram feitas duas aplicações, com dez litros por hectare, a primeira em outubro e outra no final de janeiro“, relata.

Foto Panorâmica Lavoura - Fotos Carlos Simoni
Foto Panorâmica Lavoura – Fotos Carlos Simoni

Parceria que deu certo

O Grupo Grão de Ouro atua há mais de 20 anos no agronegócio no Sul e Sudoeste mineiro. A empresa começou suas atividades com a prestação de serviço de armazenagem e beneficiamento de grãos,mais tarde evoluindo para serviços de plantio e colheita, abertura de fábrica de ração para animais de produção e, finalmente, em 2004 inaugurou a Grão de Ouro Agronegócios.

Hoje, a empresa é especializada no fornecimento de insumos, sementes e fertilizantes de alta qualidade, proporcionando ao produtor rural uma prestação de serviços inovadora, aliando manejo,portfólio e tecnologia, contando hoje com quatro lojas, sendo elas em Alfenas, Passos, Boa Esperança e Três Pontas.

Silvia Miranda Borba, engenheira agrônoma, gestora de negócios da Grão de Ouro Agronegócios, filial de Passos (MG), conta que a empresa é referência na atuação em toda a cadeia do agronegócio.“Iniciamos a parceria com a Kimberlit em 2013, que desde então tem sido alicerçada e construída com a filosofia de entregar produtos inovadores, de qualidade e, principalmente, nos benefícios do melhor desenvolvimento das plantas, consequentemente, maior produtividade e rentabilidade ao produtor“, pontua.

Carlos Simoni, Gerente Rodrigo - Brotações característica Exion Vida
Carlos Simoni, Gerente Rodrigo – Brotações característica Exion Vida

Programa SIBOP

O SIBOP é um Sistema Bioativo de Produção, que utiliza os recursos naturais com maior eficiência. É fundamentado nos princípios da agroecologia, ciência que estuda, analisa, constrói e avalia os agroecossistemas. Silvia explica que o objetivo do SIBOP é focar e preservar a produção de fitomassa na área, e promover as condições para o aumento da vida do solo em quantidade e diversidade.

 

Gerente Rodrigo - Resultado após a aplicação de Exion  Vida - Fotos Carlos Simoni
Gerente Rodrigo – Resultado após a aplicação de Exion Vida – Fotos Carlos Simoni

 

RTV Carlos Simoni  Gerente Rodrigo - lavoura com produção e crescimento de internódios para a próxima safra
RTV Carlos Simoni Gerente Rodrigo – lavoura com produção e crescimento de internódios para a próxima safra

Produção e crescimento para próxima safra - Fotos Carlos Simoni
Produção e crescimento para próxima safra – Fotos Carlos Simoni

Essa matéria completa você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua para leitura completa.

 

Inicio Revistas Grãos Grão de Ouro e Kimberlit levam resultados para os cafeicultores