Alface para hidroponia

0
191

Emanuel Bonfim de Abreu FrancaEngenheiro agrônomoemanuel.agro@outlook.com  

Lucas Guilherme Araujo SoaresTécnico agrícola – Instituto Federal do Pará – IFPA e graduando em Agronomia – UFRA/Capitão Poço lucasifpa@gmail.com  

Thiago Feliph Silva FernandesMestrando em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESPthiagofeliph@hotmail.com  

O primeiro passo a caminho da escolha das melhores sementes é a definição da variedade – Crédito: Ricardo Rotta

Sua hidroponia está pronta, e com todos os problemas sanados, e tudo estava pronto para funcionar, você se depara com sementes que não germinam, plantas estioladas, ou pior, baixa aceitação de seu produto no mercado.

Esses e muitos outros problemas podem ser contornados com uma boa escolha de sementes. Para lhe ajudar nessa escolha, a seguir listamos inúmeras dicas e recomendações com base na experiência de um agrônomo produtor hidropônico.

O primeiro passo a caminho da escolha das melhores sementes é a definição da variedade ou das variedades a serem cultivadas em seu sistema. Essa escolha deve ser feita em resposta aos anseios do mercado. Depois, deve-se definir quais cultivares dentro de cada variedade melhor adaptam-se às suas necessidades, e por fim, deve-se escolher a semente propriamente dita, fabricantes e se nuas ou peletizadas.

Variedades de alface

A escolha das variedades a serem cultivadas deve ser uma resposta direta à demanda do mercado. Geralmente, essa escolha é feita após a pesquisa de mercado juntamente com a projeto de elaboração de todo o sistema, afinal, saber o que se vai plantar é fundamental para a montagem de qualquer sistema hidropônico.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.