20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasOferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Oferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Segundo a StoneX, a expectativa é de que a produção brasileira seja parcialmente recuperada, após perdas ocasionadas por fatores climáticos adversos na safra 2023/24

Imagem ilustrativa

A safra brasileira de trigo 2024/25 deve aumentar sua produção em 14% em relação ao ano/safra anterior, totalizando 9,22 milhões de toneladas, de acordo com a StoneX em sua primeira estimativa para o ciclo.

O crescimento deve vir pelo aumento na produtividade, dado que a expectativa é de que a área plantada diminua, principalmente no Sul do país, onde atualmente se concentra a maior parcela da produção do cereal. O grupo calcula uma área plantada de 3,05 milhões de hectares, 11% a menos que na safra anterior. Além disso, a produtividade esperada é de 3,02 ton/ha, contra 2,34 ton/ha da temporada passada.

Entre as principais causas para a tomada de decisão dos produtores, que provocam a redução na área plantada, estão os baixos rendimentos da última safra, além de uma escassez de sementes. Também pesam na escolha os preços internos, que aumentaram menos do que o esperado, além da competição com a produção de milho safrinha, que teve seu calendário adiantado, disputando com a produção do trigo.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo com a recuperação da produção, as exportações para a próxima safra não devem superar as vendas da safra anterior. Já pelo lado das importações, ainda segundo a StoneX, o volume diminuiria em 18,9%, o que representa uma diferença de 1,33 milhões de toneladas a menos na balança comercial.

Com este resultado, principalmente a região Sul se veria mais abastecida, diminuindo a sua necessidade de importações. No entanto, a competitividade dos preços internacionais, que atualmente possui níveis de preços em patamares historicamente baixos, poderia incentivar maiores aquisições por parte das regiões Sudeste e Nordeste. 

Veja os números:

VÍDEO: confira os conteúdos da Revista Campo & Negócios

ARTIGOS RELACIONADOS

Resultados positivos dentro do sistema de produção com trigo e soja

Não existe uma receita exata para se dar bem na agricultura, mas é fato que a introdução de novas tecnologias, o avanço das pesquisas, novas opções de manejo, a parceria entre as culturas de inverno e de verão e ainda a visão do produtor sobre todo o sistema da propriedade está impactando diretamente no aumento das produtividades. As culturas da soja e do trigo, por exemplo, andam juntas, especialmente porque o cereal é o mais plantado no Rio Grande do Sul e possui um alto valor agregado para os produtores gaúchos.

Enxofre bentonita, mais um produto incluso no portfólio da Química Anastacio

A partir do mês de maio, a Química Anastacio terá disponibilidade do produto Enxofre Bentonita 90%. Com isso, haverá aumento do portfólio de produtos,...

Semana Internacional do Café

16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG)

Cotton Wrap: nova opção no mercado

Neste momento de colheita, aparece a mais recente opção no mercado que é o Cotton Wrap.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!