19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasOferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Oferta de trigo deve ganhar incremento no ciclo 24/25

Segundo a StoneX, a expectativa é de que a produção brasileira seja parcialmente recuperada, após perdas ocasionadas por fatores climáticos adversos na safra 2023/24

Imagem ilustrativa

A safra brasileira de trigo 2024/25 deve aumentar sua produção em 14% em relação ao ano/safra anterior, totalizando 9,22 milhões de toneladas, de acordo com a StoneX em sua primeira estimativa para o ciclo.

O crescimento deve vir pelo aumento na produtividade, dado que a expectativa é de que a área plantada diminua, principalmente no Sul do país, onde atualmente se concentra a maior parcela da produção do cereal. O grupo calcula uma área plantada de 3,05 milhões de hectares, 11% a menos que na safra anterior. Além disso, a produtividade esperada é de 3,02 ton/ha, contra 2,34 ton/ha da temporada passada.

Entre as principais causas para a tomada de decisão dos produtores, que provocam a redução na área plantada, estão os baixos rendimentos da última safra, além de uma escassez de sementes. Também pesam na escolha os preços internos, que aumentaram menos do que o esperado, além da competição com a produção de milho safrinha, que teve seu calendário adiantado, disputando com a produção do trigo.

LEIA TAMBÉM:

Mesmo com a recuperação da produção, as exportações para a próxima safra não devem superar as vendas da safra anterior. Já pelo lado das importações, ainda segundo a StoneX, o volume diminuiria em 18,9%, o que representa uma diferença de 1,33 milhões de toneladas a menos na balança comercial.

Com este resultado, principalmente a região Sul se veria mais abastecida, diminuindo a sua necessidade de importações. No entanto, a competitividade dos preços internacionais, que atualmente possui níveis de preços em patamares historicamente baixos, poderia incentivar maiores aquisições por parte das regiões Sudeste e Nordeste. 

Veja os números:

VÍDEO: confira os conteúdos da Revista Campo & Negócios

ARTIGOS RELACIONADOS

Lonza realiza pré-lançamento do produto FrexusCeres Plus nacionalmente

  A Lonza realizou o pré-lançamento na Hortitec, na tarde do dia 18, de seu novo produto formulado para cereais"Frexus Ceres Plus, uma proposta inovadora...

Cenário atual da cultura da batata e os principais desafios

A batata é um dos alimentos mais consumidos do planeta e o tubérculo é plantado em mais de 130 países, cobrindo cerca de 20 milhões de hectares, que resultam na produção de mais de 400 milhões de toneladas de batatas por ano.

Colheita mecanizada de feijão depende de plantio correto

  Marco Antonio Lollato Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) lollatomal@hotmail.com O Brasil planta em torno de 4,1 milhões de hectares...

Estresse hídrico: Algas são a solução

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!