16.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAlfaces resistentes às variações climáticas ajudam produtores no plantio de verão

Alfaces resistentes às variações climáticas ajudam produtores no plantio de verão

Nova ImagemNeste período do ano, com calor e chuvas, a cultura da alface sofre um conjunto de problemas devido à instabilidade do clima. Para amenizar o impacto, além de um manejo preventivo eficaz, o produtor pode optar por cultivares mais resistentes às adversidades.

Segundo Silvio Nakagawa, Especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar do Brasil, mesmo os produtores mais experientes e que já passaram por vários verões, são surpreendidos com doenças e distúrbios fisiológicos em suas lavouras.  “Isso se deve a instabilidade e inconstância do clima de um ano para outro, ficando difícil estabelecer um programa de manejo. Neste período ocorrem doenças foliares fúngicas e bacterianas tais como Alternaria, Cercóspora, Pseudomonas, além de distúrbios como queima de bordas, pendoamento precoce, entre outros“.

Os principais polos de produção no Brasil se encontram no entorno das grandes cidades do Sul e Sudeste do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As principais doenças que atingem a alface no verão são o LMV, Vira-cabeça, Fusarium e Rhizoctonia.

A linha de sementes Topseed Premium possui em seu portfólio alfaces desenvolvidas para cada clima, além de tolerantes às doenças típicas do período graças aos testes internos, realizados em quatro estações experimentais em diferentes regiões do Brasil.

Os experimentos são repetidos em áreas de produtores para que mesmo em diferentes climas, solos e manejos as alfaces garantam um alto nível de produtividade. “Um de nossos lançamentos recentes, a alface americana Astra, passou por um longo período de triagens internas e depois externas em condições bastante adversas de clima e também nos mais variados tipos de cultivos como hidroponia, solo, substratos, o que nos garante um produto seguro para ser oferecido aos produtores e viveiros“, explica Nakagawa.

Entre as variedades que compõe o portfólio Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, estão a alface crespa Camila, a lisa Regina 500, a americana Astra, a roxa Red Star, a romana Bonnie e as mimosas Imperial e Imperial Roxa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantio de cenouras requer variedades produtivas

  Giovani Belutti Voltolini giovanibelutti77@hotmail.com Thales Lenzi Costa Nascimento Lucas Guedes Silva Ricardo Nascimento Lutfala Paulino Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA;...

Nematicida orgânico para hortaliças

AutoresAna Elisa Lyra Brumat anaelisalbrumat@gmail.com Ana Carolina Lyra Brumat  anaelisalbrumat@gmail.com Engenheiras agrônomas, mestras em Produção Vegetal e bolsistas pesquisadoras do Incaper Jade...

Energia solar é aliada da horticultura

Carlos Reisser Júnior Doutor em Agronomia e pesquisador da Embrapa Clima Temperado carlos.reisser@embrapa.br Rodrigo Motta de Azevedo Engenheiro eletricista, mestre e professor do IFSul ClênioBöhmer Engenheiro eletricista, doutor e professor...

Hidroponia com bancadas individuais é novidade

  Adriano Edson Trevizan Delazeri Consultor da Hidroponic Consultoria em Hidroponia contato@hidroponic.com.br   O produtor hidropônico busca diariamente a uniformidade na aparência e a regularidade da produção. Este resultado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!