21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAlga x Phytophtora em pimentão

Alga x Phytophtora em pimentão

Tiago Henrique

Engenheiro agrônomo

tiago@agronomo.eng.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock11

A Phytophthora capsici é umas das doenças fúngicas mais importantes na agricultura brasileira, atingindo em torno de 20 espécies sensíveis, sendo as mais comentadas a cultura do tomateiro, pimentão, pepino e abobrinha. Trata-se de uma doença muito agressiva que pode dizimar uma planta em poucos dias, chegando a perdas de até 100% da plantação se não houver controle adequado.

O sintoma mais comum da doença é a murcha de toda parte aérea, por consequência da podridão já avançada no colo e raiz da planta. Também é comum observar sintomas como tombamento das plântulas, podridão dos frutos, folhas e haste, tecidos colonizados pelo próprio fungo Phytophthora capsicicom sua massa de micélios de coloração branca visível (tipo algodão).

As algas

A utilização de extrato de algas marinhastraz muitos benefícios às plantas, pois trata-se de um extrato de substâncias ricas em aminoácidos, hormônios e nutrientes que incentiva a planta a produzir mais resistênciaao ataque de pragas, doenças e a estresses de todos os tipos, como hídricos, salinos, variações bruscas de temperatura, etc., o que é convertido em maior produtividade.

Além das algas marinhas,outras medidas são recomendadas para auxiliar no manejo de pressão de doenças, em especial àPhytophtora capsici, como:

  • Utilizar híbridos resistentes;
  • Mudas sadias;
  • Manter solos drenados;
  • Evitar solos com histórico dessa doença;
  • Utilizar irrigação por gotejo;
  • Eliminar plantas doentes;
  • Rotacionar com culturas de espécies gramíneas;
  • Utilizar canteiros e evitar o plantio em épocas do ano mais chuvosas;
  • Não realizar plantios adensados;
  • Usar, no manejo, também fungicidas registrados recomendados para controle dessa doença.

Manejo

Hoje, no Brasil, existem várias empresas do ramo que trabalham com extrato de algas marinhas de várias espécies e em várias concentrações. A dosagem varia bastante com o produto desenvolvido por cada empresa, dependendo da concentração de extrato de alga e outros elementos nutricionais que podem vir juntos na formulação.

Atualmente, há extratos de algas que podem ser utilizados desde a produção de mudas até a frutificação, sendo recomendada uma consulta prévia ao consultor e/ou engenheiro agrônomo.

Extratos de algas marinhas podem e devem ser utilizados no sistema de manejo. Já é comprovado o incremento de produção, maior qualidade de frutos de pimentão associado a um manejo mais resistente ao ataque de Phytophtora capsici com essa técnica.

Essa matéria você encontra na edição de junho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil conquista aprovação da primeira cana transgênica do mundo

A nova variedade, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), é resistente à broca, a principal praga que afeta as lavouras no Brasil, gerando...

Colheita de algodão na Bahia alcança 62% da área cultivada

A colheita de algodão na Bahia já ultrapassou a metade da área plantada, atingindo 62% do total, ou, 214 mil hectares. Desde o dia...

Produtores rurais avançam na certificação sustentável do algodão na Bahia

Os produtores rurais da Bahia dão mais um passo rumo à sustentabilidade da cadeia produtiva do algodão.

Agricultores recuperam cerca de 220 quilômetros de estradas na Bahia

Preocupados com a logística para escoamento da safra e garantindo melhor acesso para as famílias que vivem na zona rural, os agricultores baianos recuperaram,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!