20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAlto poder de compra de fertilizantes

Alto poder de compra de fertilizantes

Índice de Poder de Compra de Fertilizante registra um dos melhores níveis dos últimos dois anos 

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) se aproxima de um dos melhores níveis dos últimos dois anos. Em julho, fechou em 0,87, apresentando uma melhora significativa quando comparado com julho do ano passado, quando atingiu 1,85. Assim, mesmo com as oscilações nos preços das commodities e dos fertilizantes, o indicador permanece como o menor de 2023; e o cenário se mantém favorável ao agricultor, permitindo uma boa relação de troca.

Durante o período, a soja apresentou alta de 6,7%, impulsionada principalmente pela redução na estimativa de área plantada nos Estados Unidos, onde se espera uma migração e aumento na área plantada de milho. Por outo lado, houve uma queda no preço médio de algumas commodities, puxada pela cana-de-açúcar (-7,6%), algodão (-2%) e milho (-0,3%), pressionado pela boa colheita da safrinha brasileira de milho e perspectivas positivas na produção norte americana de milho. Por outro lado, os preços dos fertilizantes registraram aumento médio de 5% em relação a junho.

Com a aproximação do período de plantio e os bons índices recorrentes no poder de compra de fertilizantes, o setor está mais aquecido, com o agricultor brasileiro se planejando para adquirir e receber os insumos com antecedência e evitar gargalos logísticos. A mesma movimentação é perceptível no mercado dos Estados Unidos, que voltou a se movimentar de maneira mais intensa, indicando maior dinâmica e aquecimento da demanda.

Entendendo o IPCF 

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão. 

Metodologia 

*A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA. 

**O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes. 

***O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita). 

****Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão. 

*****Dados referentes a julho/2023.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizante de liberação controlada reduz perdas nas mudas

O que são fertilizantes de liberação controlada? Para que servem? Quando usar? Iniciar com estas ..

Fertilizante organomineral favorece cultivo de abobrinhas

A cultura da abobrinha é de ciclo curto, sendo bastante cultivada por pequenos produtores.

Fertilizantes organominerais: resultados no alho

Como adubar o alho? Quais as vantagens dos fertilizantes organominerais no alho? Confira essas e outras dúvidas.

Fertilizante e agrotóxico são a mesma coisa?

A utilização de fertilizantes permite um melhor crescimento das culturas agrícolas e, consequentemente, uma maior produção de alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!