23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 8, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Aminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Descubra como a aplicação de aminoácidos pode mitigar os efeitos do estresse hídrico e aumentar o rendimento das plantações de girassol no Cerrado

Lucas Anjos de Souza
Doutor em Biologia Vegetal e professor – Instituto Federal Goiano
lucas.anjos@ifgoiano.edu.br
Silvio Luís de Carvallho
Doutorando em Agronomia – FEIS/UNESP
silvio33carvalho@yahoo.com.br
Fernando Cardoso Cordeiro
Mestrando em Bioenergia e Grãos – IF Goiano
fernando.cardoso@apmpbioenergia.com.br

Os aminoácidos são substâncias orgânicas que, em soluções aquosas, podem apresentar características ácidas ou básicas, devido à presença dos grupos funcionais que os compõem, a função carboxila (R-COOH – confere caráter ácido), enquanto a função amina (R-NH2 – confere caráter básico).

São, portanto, anfóteros, reagindo tanto em ácidos como em bases. Ainda, há o radical de cada aminoácido, cuja cadeia pode ser polar, apolar, aromática, ácida ou básica que influenciará em sua permeabilidade na membrana.

A permeabilidade das membranas do girassol é controlada, principalmente, pela composição dos ácidos graxos presentes. Há estudos que relatam que a aplicação de exógena de aminoácidos promove a alteração do pH do meio circundantes e, consequentemente, afeta a permeabilidade da membrana a diferentes moléculas. Assim, podem facilitar a entrada de alguns nutrientes.

Para o girassol

Os aminoácidos utilizados em lavoura girassol podem mitigar os efeitos dos estresses por déficit hídrico e alta temperatura. Nesse sentido, plantas mais bem nutridas apresentarão tetos produtivo melhor e, consequentemente, melhor rendimento ao produtor.

Vantagens dos aminoácidos + nutrientes

No Cerrado, geralmente o girassol é cultivado em segunda safra e, dessa maneira, está mais exposto a condições pouco favoráveis ao crescimento, como a restrição hídrica.

Nesse sentido, a utilização de aminoácidos juntamente com nutrientes representa um aporte adicional de nutrientes inorgânico e orgânico. O nutriente ligado ao aminoácido forma um complexo com maior capacidade de penetração, pois a velocidade prevista seria maior do que por simples difusão, havendo um aumento de permeabilidade pelo complexo, sendo consequentemente o nutriente absorvido mais rapidamente do que quando livre em solução.

Assim, quando as condições para crescimento são mais desafiadoras, o aporte adicional de nutrientes, em especial os aminoácidos, é incorporado ao metabolismo sem que a planta precise sintetizá-los.

Como consequência, há economia de energia e a planta pode investir a alocação de carbono para crescimento.

BOX

Resultados

A suplementação com aminoácidos, isoladamente ou complexados com outros nutrientes, é uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade do girassol.

A maior parte dos estudos com uso de aminoácidos está concentrada em soja, os quais apresentam resultados positivos em produtividade e aumento de atividade de enzimas antioxidantes.

Nesse sentido, pode-se esperar respostas semelhantes em girassol, em especial devido às condições de crescimento mais desafiadoras, quando cultivado em segunda safra no cerrado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes e aminoácidos na alface

A aplicação foliar dos aminoácidos glicina e glutamina em alface var. Romana mostrou que a glicina aumenta a eficiência do uso de fertilizantes, melhora a qualidade e rentabilidade, facilitando a assimilação e translocação do nitrogênio nas plantas.

Como controlar doenças do girassol

Conhecer e controlar as doenças do girassol é fundamental para garantir uma safra saudável e produtiva.

Fertilizantes com aminoácidos: mais proteção às plantas

Esse manejo aumenta retenção de água, melhora a eficiência do fertilizante e reduz os efeitos do estresse hídrico.

Fertilizantes com aminoácidos

Na agricultura moderna, os fertilizantes com aminoácidos têm o potencial de desempenhar um papel enorme na promoção da sustentabilidade e na melhoria da resiliência das plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!