23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Aminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Crédito: Shutterstock

Lucas Anjos de Souza
Doutor em Biologia Vegetal e professor – Instituto Federal Goiano
lucas.anjos@ifgoiano.edu.br
Silvio Luís de Carvallho
Doutorando em Agronomia – FEIS/UNESP
silvio33carvalho@yahoo.com.br
Fernando Cardoso Cordeiro
Mestrando em Bioenergia e Grãos – IF Goiano
fernando.cardoso@apmpbioenergia.com.br

Os aminoácidos são substâncias orgânicas que, em soluções aquosas, podem apresentar características ácidas ou básicas, devido à presença dos grupos funcionais que os compõem, a função carboxila (R-COOH – confere caráter ácido), enquanto a função amina (R-NH2 – confere caráter básico).

São, portanto, anfóteros, reagindo tanto em ácidos como em bases. Ainda, há o radical de cada aminoácido, cuja cadeia pode ser polar, apolar, aromática, ácida ou básica que influenciará em sua permeabilidade na membrana.

A permeabilidade das membranas do girassol é controlada, principalmente, pela composição dos ácidos graxos presentes. Há estudos que relatam que a aplicação de exógena de aminoácidos promove a alteração do pH do meio circundantes e, consequentemente, afeta a permeabilidade da membrana a diferentes moléculas. Assim, podem facilitar a entrada de alguns nutrientes.

Para o girassol

Os aminoácidos utilizados em lavoura girassol podem mitigar os efeitos dos estresses por déficit hídrico e alta temperatura. Nesse sentido, plantas mais bem nutridas apresentarão tetos produtivo melhor e, consequentemente, melhor rendimento ao produtor.

Vantagens dos aminoácidos + nutrientes

No Cerrado, geralmente o girassol é cultivado em segunda safra e, dessa maneira, está mais exposto a condições pouco favoráveis ao crescimento, como a restrição hídrica.

Nesse sentido, a utilização de aminoácidos juntamente com nutrientes representa um aporte adicional de nutrientes inorgânico e orgânico. O nutriente ligado ao aminoácido forma um complexo com maior capacidade de penetração, pois a velocidade prevista seria maior do que por simples difusão, havendo um aumento de permeabilidade pelo complexo, sendo consequentemente o nutriente absorvido mais rapidamente do que quando livre em solução.

Assim, quando as condições para crescimento são mais desafiadoras, o aporte adicional de nutrientes, em especial os aminoácidos, é incorporado ao metabolismo sem que a planta precise sintetizá-los.

Como consequência, há economia de energia e a planta pode investir a alocação de carbono para crescimento.

Resultados

A suplementação com aminoácidos, isoladamente ou complexados com outros nutrientes, é uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade do girassol.

A maior parte dos estudos com uso de aminoácidos está concentrada em soja, os quais apresentam resultados positivos em produtividade e aumento de atividade de enzimas antioxidantes.

Nesse sentido, pode-se esperar respostas semelhantes em girassol, em especial devido às condições de crescimento mais desafiadoras, quando cultivado em segunda safra no cerrado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ervas daninhas causam 70% de perdas ao girassol

O girassol é uma oleaginosa de características agronômicas bastante diversificadas, pois as plantas possuem boa resistência à seca, ao frio e ao calor.

Hora de definir a segunda safra

O Brasil é um País que tem apresentado uma grande diversidade climática.

Aminoácidos em cenoura: o que esperar de resultado?

Nilva Teresinha Teixeira Doutora em Nutrição de Plantas e professora de Bioquímica, Nutrição de Plantas e Engenharia Agronômica - UNIPINHAL nilva@unipinhal.edu.br A cenoura (Daucus carota...

Girassol previne incêndios no campo

O girassol veio como tática para evitar que pegue fogo na palhada do milho e no sorgo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!