22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAminoácidos melhoram coloração da beterraba

Aminoácidos melhoram coloração da beterraba

José Celson Braga FernandesEngenheiro agrônomo, mestre e doutor em Biocombustíveis – UFU/UFVJM – celsonbraga@yahoo.com.br

Vanessa Soares Graduanda em Agronomia – Unipac

Beterraba – Crédito: Shutterstock

A beterraba é um alimento bastante consumido a nível mundial, utilizado de diversas formas, bastante indicado por nutricionista por conter inúmeros benefícios para saúde. Possui uma alta concentração de antioxidantes e nutrientes com elevado poder medicinal e preventivo.

Motivos para inserir esse tubérculo na dieta não faltam, desde o café da manhã, em um suco detox, até o jantar, em uma salada caprichada.

Relação com o nitrogênio

As características naturais da beterraba podem ser modificadas pela utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, que atuam favorecendo o aumento do rendimento e da qualidade, melhorando a produção, tamanho, coloração e conservação dos tubérculos.

A aplicação de produtos ricos em aminoácidos pode proporcionar melhor consistência da beterraba, resultando em um maior tempo de prateleira.

Por outro lado, o nitrogênio contribui para o aumento da produtividade das culturas por promover a expansão foliar e o acúmulo de massa verde. Além de constituinte de várias moléculas orgânicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e clorofilas, o nitrogênio exerce grande efeito no crescimento das plantas e na qualidade dos produtos vegetais, e a beterraba é uma cultura bastante exigente em termos nutricionais.

Como escolher

São inúmeros produtos disponíveis no mercado, e com o objetivo de obter resultados satisfatórios, a escolha desses materiais se torna primordial, começando pela procedência, bem como o uso de acordo com as recomendações e orientações técnicas se faz necessário.

A utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, tem proporcionado uma beterraba com melhorares características físicas e organolépticas.

Além de promover um melhor rendimento, a adubação com material orgânico pode proporcionar altos teores de ácidos orgânicos, aminoácidos, compostos fenólicos e substâncias orgânicas complexas e variadas, além de favorecer a própria gama de microrganismos benéficos que ele possui, o que o torna também um poderoso multi-inoculante.

Pesquisas

[rml_read_more]

Em ensaios com a cultura da beterraba e doses crescentes de nitrogênio, pôde verificar que houve efeito significativo para o fator N com as plantas atingindo a máxima produtividade com aplicação de 100 kg/ha de N, na presença de S, Zn, B e Mo, cuja adição praticamente dobrou a produção de raízes

Tivelli et al. sugere aplicar de 30 a 50 t.ha-1 de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico, sendo a maior dose para solos arenosos ou também ¼ dessas quantidades de esterco de galinha.

Winzer et al. sugerem que o nitrogênio tem forte influência no teor de sacarose de beterrabas. Lopes aponta o potencial influente do potássio no teor de sólidos solúveis dos vegetais, aumentando a quantidade de açúcar em beterrabas.

Em teste realizado com adubação organomineral e torta de filtro, ao armazenar à temperatura ambiente, averiguou menores valores de perda de massa fresca nas plantas submetidas à adubação com torta de filtro e organomineral nas doses 40 e 80%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição na dose certa para o cafeeiro

Autor Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A exigência nutricional é um dos principais...

Nutrição vegetal da Abóbora Tetsukabuto

A abóbora japonesa tipo Tetsukabuto pertence ao gênero Cucúrbita e é um híbrido interespecífico, resultado do cruzamento de linhagens autofecundadas obtidas das espécies Cucúrbita...

Deficiência em fósforo limita produtividade

  Giovani Belutti Voltolini Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA giovanibelutti77@hotmail.com Marcos Vinicius de Oliveira Gonçalves Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras...

Azospirillum brasilense fornece fertilizante nitrogenado

  Naiana de Mello Engenheira agrônoma, mestre e coordenadora técnica da Cooperativa Agrícola Água Santa naiana@coasars.com.br   A Azospirillum brasilense, bactéria que tem a capacidade de fixar nitrogênio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!