19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAminoácidos melhoram coloração da beterraba

Aminoácidos melhoram coloração da beterraba

José Celson Braga FernandesEngenheiro agrônomo, mestre e doutor em Biocombustíveis – UFU/UFVJM – celsonbraga@yahoo.com.br

Vanessa Soares Graduanda em Agronomia – Unipac

Beterraba – Crédito: Shutterstock

A beterraba é um alimento bastante consumido a nível mundial, utilizado de diversas formas, bastante indicado por nutricionista por conter inúmeros benefícios para saúde. Possui uma alta concentração de antioxidantes e nutrientes com elevado poder medicinal e preventivo.

Motivos para inserir esse tubérculo na dieta não faltam, desde o café da manhã, em um suco detox, até o jantar, em uma salada caprichada.

Relação com o nitrogênio

As características naturais da beterraba podem ser modificadas pela utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, que atuam favorecendo o aumento do rendimento e da qualidade, melhorando a produção, tamanho, coloração e conservação dos tubérculos.

A aplicação de produtos ricos em aminoácidos pode proporcionar melhor consistência da beterraba, resultando em um maior tempo de prateleira.

Por outro lado, o nitrogênio contribui para o aumento da produtividade das culturas por promover a expansão foliar e o acúmulo de massa verde. Além de constituinte de várias moléculas orgânicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e clorofilas, o nitrogênio exerce grande efeito no crescimento das plantas e na qualidade dos produtos vegetais, e a beterraba é uma cultura bastante exigente em termos nutricionais.

Como escolher

São inúmeros produtos disponíveis no mercado, e com o objetivo de obter resultados satisfatórios, a escolha desses materiais se torna primordial, começando pela procedência, bem como o uso de acordo com as recomendações e orientações técnicas se faz necessário.

A utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, tem proporcionado uma beterraba com melhorares características físicas e organolépticas.

Além de promover um melhor rendimento, a adubação com material orgânico pode proporcionar altos teores de ácidos orgânicos, aminoácidos, compostos fenólicos e substâncias orgânicas complexas e variadas, além de favorecer a própria gama de microrganismos benéficos que ele possui, o que o torna também um poderoso multi-inoculante.

Pesquisas

[rml_read_more]

Em ensaios com a cultura da beterraba e doses crescentes de nitrogênio, pôde verificar que houve efeito significativo para o fator N com as plantas atingindo a máxima produtividade com aplicação de 100 kg/ha de N, na presença de S, Zn, B e Mo, cuja adição praticamente dobrou a produção de raízes

Tivelli et al. sugere aplicar de 30 a 50 t.ha-1 de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico, sendo a maior dose para solos arenosos ou também ¼ dessas quantidades de esterco de galinha.

Winzer et al. sugerem que o nitrogênio tem forte influência no teor de sacarose de beterrabas. Lopes aponta o potencial influente do potássio no teor de sólidos solúveis dos vegetais, aumentando a quantidade de açúcar em beterrabas.

Em teste realizado com adubação organomineral e torta de filtro, ao armazenar à temperatura ambiente, averiguou menores valores de perda de massa fresca nas plantas submetidas à adubação com torta de filtro e organomineral nas doses 40 e 80%.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inoculação aumenta produtividade e reduz custos da soja

  Naiana de Mello Engenheira agrônoma, MSc. - Unidade Água Santa " COASA naiana@coasars.com.br   A cultura da soja é extremamente requerente em nitrogênio (N). Seus grãos são...

Controle biológico e promoção de crescimento das plantas

  Leandro Alvarenga Santos Doutor e professor da Universidade Estadual do Centro Oeste - PR Janaina Marek Mestranda em produção vegetal da Universidade Estadual do Centro Oeste...

Normas técnicas específicas para a produção integrada de tomate tutorado

O objetivo do projeto foi desenvolver e adaptar tecnologias que viabilizassem o Sistema de Produção Integrada de Tomate Tutorado (Sispit), pioneiro e único no Brasil.

Beterraba híbrida possui mais qualidade e sabor no prato?

AutoresTalita de Santana Matos Pós-doutoranda - PPG Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Elisamara Caldeira do Nascimento Pós-doutoranda...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!