Inicio Destaques Aminoácidos melhoram coloração da beterraba

Aminoácidos melhoram coloração da beterraba

0
60

José Celson Braga FernandesEngenheiro agrônomo, mestre e doutor em Biocombustíveis – UFU/UFVJM – celsonbraga@yahoo.com.br

Vanessa Soares Graduanda em Agronomia – Unipac

Beterraba – Crédito: Shutterstock

A beterraba é um alimento bastante consumido a nível mundial, utilizado de diversas formas, bastante indicado por nutricionista por conter inúmeros benefícios para saúde. Possui uma alta concentração de antioxidantes e nutrientes com elevado poder medicinal e preventivo.

Motivos para inserir esse tubérculo na dieta não faltam, desde o café da manhã, em um suco detox, até o jantar, em uma salada caprichada.

Relação com o nitrogênio

As características naturais da beterraba podem ser modificadas pela utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, que atuam favorecendo o aumento do rendimento e da qualidade, melhorando a produção, tamanho, coloração e conservação dos tubérculos.

A aplicação de produtos ricos em aminoácidos pode proporcionar melhor consistência da beterraba, resultando em um maior tempo de prateleira.

Por outro lado, o nitrogênio contribui para o aumento da produtividade das culturas por promover a expansão foliar e o acúmulo de massa verde. Além de constituinte de várias moléculas orgânicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e clorofilas, o nitrogênio exerce grande efeito no crescimento das plantas e na qualidade dos produtos vegetais, e a beterraba é uma cultura bastante exigente em termos nutricionais.

Como escolher

São inúmeros produtos disponíveis no mercado, e com o objetivo de obter resultados satisfatórios, a escolha desses materiais se torna primordial, começando pela procedência, bem como o uso de acordo com as recomendações e orientações técnicas se faz necessário.

A utilização de substâncias orgânicas, biorreguladores ou outros, tais como aminoácidos e cianamida hidrogenada, tem proporcionado uma beterraba com melhorares características físicas e organolépticas.

Além de promover um melhor rendimento, a adubação com material orgânico pode proporcionar altos teores de ácidos orgânicos, aminoácidos, compostos fenólicos e substâncias orgânicas complexas e variadas, além de favorecer a própria gama de microrganismos benéficos que ele possui, o que o torna também um poderoso multi-inoculante.

Pesquisas

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

SEM COMENTÁRIO