20.8 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 2, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAminoácidos no manejo das bananas

Aminoácidos no manejo das bananas

Banana – Foto: Divulgação

Por ser uma planta tipicamente de climas tropicais, a bananeira exige cuidados como calor constante, precipitações bem distribuídas e elevada umidade para seu bom desenvolvimento. Porém, controlar o clima vai além da capacidade do produtor, por isso, o ideal é buscar meios que reduzam o estresse da produção.

Nesse sentido, a utilização de fertilizantes com benefícios antiestressantes, como os que possuem os aminoácidos prolina e glicina-betaína, podem auxiliar o manejo em períodos ambientais extremos com menor gasto energético. Assim, as bananeiras podem redirecionar seus compostos e energia para a formação e enchimento dos frutos.

Estudo realizado durante a safra de 2019/2020 pela UNESP Registro/SP, em parceria com a Ajinomoto® Fertilizantes, realizou a aplicação do produto AMINO® Proline, fertilizante organomineral que possui em sua composição os aminoácidos prolina e glicina-betaína, em produção de bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP). A aplicação do produto na dose de 25 ml/litro de água promoveu aumento de 1,87 kg no peso do cacho.

Esse aumento da produção, mesmo em condições adversas, está relacionado à glicina-betaína, que age como um bioestimulador e induz um efeito protetor na planta, acionando estado de alerta para possíveis eventos de estresse. “Tal condição propicia menor perda de água nas células e potencializa o crescimento dos cachos”, explica Rafael Hirano, especialista sênior da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, que acompanhou a pesquisa da UNESP.

Como complemento, o aminoácido prolina reduz danos causados por condições adversas, como falta de água e temperaturas extremas, permitindo que a planta tenha melhor aproveitamento hídrico, o que aumenta sua capacidade de resistência. “Assim como a glicina-betaína, a prolina é um composto que ajuda a planta a estar mais preparada para enfrentar situações críticas. Esse aminoácido funciona como uma espécie de vacina e pode ser um grande aliado na gestão fisiológica, o que aumenta o potencial produtivo”, afirma o especialista.

ARTIGOS RELACIONADOS

Na nutrição citrícola, qual a dose ideal?

Autores Arlindo D’ Salvo arlindoconsultor@gmail.com Danilo José Fanelli Luchiari danilo.luchiari@hotmail.com Engenheiros agrônomos danilo.luchiari@hotmail.com Os citros, como as demais frutíferas perenes, apresentam um ciclo fisiológico...

CRISPR – Nova tecnologia de melhoramento genético

A ferramenta revolucionária de biotecnologia conhecida por CRISPR/Cas é uma técnica de edição do genoma que tem o potencial de promover a inovação, melhorando...

Panorama do cultivo de mamão no Brasil

O mamoeiro é cultivado na Ásia, nas Américas e na África, que, juntas, produziram em 2016 cerca de 13,05 milhões de toneladas de frutos. O Brasil é responsável por 10,9% da produção mundial, o que equivale a 1,4 milhão de toneladas da fruta. Nos últimos anos, o Brasil exportou a quantidade de frutos que corresponde a US$ 42 milhões, mas a maior parte de sua produção é consumida no mercado interno.

Cuidados na germinação aumentam produtividade?

Com a utilização de soluções para equilíbrio nutricional, foi possível identificar também um maior arranque inicial, aumento de nós reprodutivos e vagens por plantas O período de germinação...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!