Cultivares adaptadas ao Brasil

0
17

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Crédito: Pixabay

Os principais fatores que devem ser considerados na escolha da variedade de framboesa a plantar são: destino da produção, época da maturação, facilidade de colheita e resistência a pragas e doenças.

‘Heritage’: cultivar de hábito reflorescente que produz após duas floradas distintas. Os frutos são de formato ligeiramente cônico, de tamanho médio a pequeno (2,5 g a 3,2 g), vermelhos brilhantes, atrativos, com polpa muito firme, de excelente qualidade e com facilidade de separação do receptáculo. É uma cultivar que pode ser considerada de dupla aptidão, ou seja, para o mercado in natura (fresca) ou para processamento industrial (congelada). As plantas são consideradas altas, entre 1,50 m e 2,10 m, são muito vigorosas, eretas e perfilham com facilidade. Entre as cultivares plantadas no Brasil, esta mostra-se como a mais exigente em frio, não indicada para regiões com menos de 600 horas frio hibernal. O período de maturação dos frutos na haste primária é relativamente tardio.

‘Autumn Bliss’: cultivar de hábito reflorescente ou bífera. Produz duas vezes por ano no mesmo ciclo, semelhante à ‘Heritage’. Os frutos são considerados grandes, de formato oval-cônico, tendem a vermelho-escuro, de sabor agradável e não acentuado. O período de maturação é um pouco mais precoce que o da ‘Heritage’.