21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAminoácidos proporcionam menos perdas de folhosas no frio

Aminoácidos proporcionam menos perdas de folhosas no frio

Anne Carolline Maia LinharesLicenciada em Ciência Agrárias e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)anemaia-16@hotmail.com

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira Agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – UFPB idalinepessoa@hotmail.com

Alface – Crédito – Ana Maria

Com a chegada das frentes frias no período entre outono e inverno, as regiões sul e sudeste podem ser fortemente afetadas pelas geadas. A ocorrência desse fator em plantações de folhosas pode acarretar em perdas irreversíveis para as culturas, trazendo prejuízos ao produtor. Para evitar que isso ocorra, é preciso adotar algumas medidas preventivas no manejo, como o uso de aminoácidos.

Os aminoácidos têm grande importância no metabolismo primário e secundário das plantas, tendo em vista que esses são essenciais para a formação e composição das proteínas vegetais e suas funções específicas. Tratam-se de produtos líquidos, com diferentes composições.

Em complemento aos aminoácidos, há elementos nutricionais importantes que auxiliam na formação e resistência dessas folhas, como o cálcio, relacionado à parede celular; o magnésio, fundamental para a atividade de produção de clorofila; o boro, essencial na produção de tecidos vegetais; e o potássio, importante para o transporte de carboidratos e a condutância estomática das folhas.

A aplicação deve ser realizada de forma pulverizada e garantir a total absorção do produto pela folha e que essa substância seja metabolizada.

Efeitos do frio

Uma das principais funções dos aminoácidos é promover a aceleração do metabolismo da planta, e assim aumentar a temperatura interna do tecido vegetal da célula. Dessa forma, ocorrerá alteração no ponto de congelamento celular da planta, que é de suma importância durante o frio.

Mas, para promover esse efeito é necessário um bom manejo fisiológico da planta e conhecimento das condições climáticas, resultando num crescimento equilibrado da planta.

O que fazer?

[rml_read_more]

Alguns especialistas no assunto afirmam que a aplicação preventiva potencializa a produção de enzimas, o que reduz as perdas e trará benefícios à produção, devido à maior capacidade da planta em superar o fator estressante, ou até mesmo passar pelo estresse e não ser danificada visualmente.

Caso não seja feita a aplicação dos produtos com antecedência, não será possível reverter o dano, pois a queima já terá acontecido.

Outras medidas preventivas que auxiliam é trabalhar com ambientes protegidos, como estufas, que podem oferecer uma proteção maior. O método de irrigação por aspersão é considerado eficiente.

Recomenda-se manter aspersores ligados no dia em que a geada ocorre, até o nascer do sol. Desta forma, com a queda da temperatura haverá o congelamento desta água, fazendo com que não aconteça o congelamento do conteúdo celular desse tecido vegetal

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos reduzem fitotoxicidade dos defensivos

  Ademilson de Oliveira Alecrim Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e membro do Grupo de estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia...

Adubação fosfatada com gesso – Hora de corrigir e nutrir o solo

Bruno Nicchio Engenheiro agrônomo e doutorando em Produção Vegetal, ICIAG-UFU bruno_nicchio@hotmail.com José G. Mageste Engenheiro florestal, Ph.D. e professor ICIAG-UFU jgmageste@ufu.br Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Produção...

Adubos com algas estimulam enraizamento do milho

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Silício atua na correção de solo

Antonio Carlos de Azevedo Pesquisador do LSO/ESALQ/USP aazevedo@usp.br Rafael Cipriano da Silva D.Sc. Ciência do Solo " ESALQ/USP Toda substância colocada em água que provoca uma diminuição do pH...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!