23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Análise de seiva das plantas auxilia na tomada de decisão na fertirrigação

Análise de seiva das plantas auxilia na tomada de decisão na fertirrigação

Divulgação

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

A busca pelo conhecimento do estado nutricional da planta é realizada de maneira constante na agricultura, através de métodos como análise foliar e mais recentemente a análise de seiva. A análise foliar é bastante utilizada, pois representa o acúmulo de nutrientes desde a formação da folha até a colheita. Quanto a análise de seiva é uma técnica que indica o estado nutricional e a demanda por nutrientes no estado atual da planta e em todas as fases, servindo de base para programas de fertirrigação, de forma rápida e prática.

Através da utilização da fertirrigação, o produtor consegue realizar aplicações frequentes de nutrientes. Com os preços dos insumos em patamares elevados, a adubação deve ser realizada da maneira mais assertiva possível, e a análise de seiva se encaixa perfeitamente, já que com o desenvolvimento de parâmetros específicos para cada tipo de variedade e fase fenológica, o produtor consegue evitar perdas por falta ou excesso de nutrientes.  

Segundo Cadahía et al. (2005) no livro “Fertirrigação: Cultivos hortícolas, frutas e ornamentais, na cultura da videira”, se verificou que a análise de seiva foi mais sensível às variações de adubação, principalmente a potássica. Isto se reflete no dia a dia no campo no vale do São Francisco, por exemplo, onde a técnica está apurada e os produtores conseguem realizar adubações potássicas via fertirrigação em algumas variedades de uva através dos resultados da extração, refletindo em melhor utilização dos insumos sem perder º Brix (nível de doçura), qualidade e produtividade.

Por se tratar da extração de material de tecidos condutores como o pecíolo e nervuras, a composição da seiva pode variar de acordo com a hora do dia, órgão amostrado, posição na planta, adubação, condições climáticas e, portanto, deve ser usada, principalmente, em avaliações nutricionais pontuais, com a utilização de procedimentos bem determinados no que diz respeito à coleta, transporte, avaliação e interpretação, que devem ser seguidos à risca, para que não haja erro de interpretação do resultado. O produtor cada vez mais munido de informações técnicas, tende a tomar melhor decisão na utilização dos insumos, ofertando no momento e na quantidade que a planta está necessitando, trazendo retorno financeiro através de alta produtividade e qualidade na lavoura.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

Inicio Notícias Análise de seiva das plantas auxilia na tomada de decisão na fertirrigação