23.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAnálise de seiva das plantas auxilia na tomada de decisão na fertirrigação

Análise de seiva das plantas auxilia na tomada de decisão na fertirrigação

Divulgação

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim

A busca pelo conhecimento do estado nutricional da planta é realizada de maneira constante na agricultura, através de métodos como análise foliar e mais recentemente a análise de seiva. A análise foliar é bastante utilizada, pois representa o acúmulo de nutrientes desde a formação da folha até a colheita. Quanto a análise de seiva é uma técnica que indica o estado nutricional e a demanda por nutrientes no estado atual da planta e em todas as fases, servindo de base para programas de fertirrigação, de forma rápida e prática.

Através da utilização da fertirrigação, o produtor consegue realizar aplicações frequentes de nutrientes. Com os preços dos insumos em patamares elevados, a adubação deve ser realizada da maneira mais assertiva possível, e a análise de seiva se encaixa perfeitamente, já que com o desenvolvimento de parâmetros específicos para cada tipo de variedade e fase fenológica, o produtor consegue evitar perdas por falta ou excesso de nutrientes.  

Segundo Cadahía et al. (2005) no livro “Fertirrigação: Cultivos hortícolas, frutas e ornamentais, na cultura da videira”, se verificou que a análise de seiva foi mais sensível às variações de adubação, principalmente a potássica. Isto se reflete no dia a dia no campo no vale do São Francisco, por exemplo, onde a técnica está apurada e os produtores conseguem realizar adubações potássicas via fertirrigação em algumas variedades de uva através dos resultados da extração, refletindo em melhor utilização dos insumos sem perder º Brix (nível de doçura), qualidade e produtividade.

Por se tratar da extração de material de tecidos condutores como o pecíolo e nervuras, a composição da seiva pode variar de acordo com a hora do dia, órgão amostrado, posição na planta, adubação, condições climáticas e, portanto, deve ser usada, principalmente, em avaliações nutricionais pontuais, com a utilização de procedimentos bem determinados no que diz respeito à coleta, transporte, avaliação e interpretação, que devem ser seguidos à risca, para que não haja erro de interpretação do resultado. O produtor cada vez mais munido de informações técnicas, tende a tomar melhor decisão na utilização dos insumos, ofertando no momento e na quantidade que a planta está necessitando, trazendo retorno financeiro através de alta produtividade e qualidade na lavoura.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo e ambiente ideal para cultivo de salsão

Originário da Europa, região do Mediterrâneo, pertencente à família Apiácea, a mesma da salsa, cenoura e mandioquinha-salsa, também conhecido como aipo, aipo-branco, aipo-rábano, aipo-tronchudo ou aipo-gigante, o salsão é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado.

Fertilizantes organominerais suprem as necessidades das plantas

Diego Henriques Santos Engenheiro agrônomo da CODASP - Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Regional Noroeste) dihens@bol.com.br   A grande vantagem do uso de fertilizantes organominerais é...

Irrigação inteligente já é realidade

O Manna Irrigation é uma tecnologia que faz uma varredura via satélite de toda a área plantada e transmite ao responsável pela irrigação as informações sobre a situação real da lavoura, se precisa de água ou não, e qual o melhor momento de aplicar.

Acompanhamento profissional faz toda a diferença – Alta tecnologia em irrigação pode aumentar em até 10 vezes a produção brasileira

O Grupo Monguilod, tradicional produtor de café, foi fundado em 1998, e tem à frente Luiz Augusto Pereira Monguilod, que não abre mão de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!