19.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 16, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoApesar das preocupações com a safrinha, oferta de milho pode aliviar estoques...

Apesar das preocupações com a safrinha, oferta de milho pode aliviar estoques brasileiros

Milho – Crédito Shutterstock

Demanda brasileira ganha folga com a expectativa de boa produção e o retorno das exportações do cereal na Argentina sem limite diário

Com a expectativa do Brasil atingir boa produção de milho e a desistência do governo argentino de limitar as exportações de cereal pelo país, os receios quanto a disponibilidade do grão foram reduzidos. “Apesar disso, a demanda chinesa por milho deverá continuar no radar dos agentes, visto que o país asiático poderá recorrer ao cereal brasileiro”, pondera o analista de inteligência de mercado da StoneX, João Lopes.

Os números divulgados pelo grupo nesta segunda-feira (01) indicam um volume mais confortável para os estoques finais 2020/21, de 14,70 milhões de toneladas (contra 9,78 mi ton no ciclo anterior). Contudo, ainda será necessário acompanhar de perto o desenvolvimento da safrinha, que está sujeita a maiores riscos. A produção brasileira de milho para a segunda safra segue estimada em 82,38 milhões de toneladas pela StoneX, mesmo número divulgado na revisão anterior, em janeiro.

“As condições climáticas em fevereiro, principalmente no Centro-Oeste, serão fundamentais para a produção de milho nesta temporada”, alerta o analista Lopes. “Já é esperado que uma parte considerável da safrinha seja semeada fora da janela ideal de plantio e caso o clima prejudique o avanço da colheita de soja na região, os riscos para a safra de inverno poderão ser intensificados”.

Considerando as estimativas da StoneX para a safra de verão (no qual houve aumento de 25,32 para 26,20 milhões de toneladas), de inverno e o número da Conab para a terceira safra, de 1,64 milhão de toneladas, as expectativas para a produção total no ciclo 2020/21 também foram elevadas para 110,22 milhões de toneladas, contra 109,34 milhões na última estimativa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pimenta: O tempero do Brasil

A pimenta é uma planta tipicamente tropical, adaptando-se a uma alta diversidade microclimática e, consequentemente, às várias regiões brasileiras. A área cultivada anualmente gira entre 5.000 e 6.500 ha, com produção em torno de 75 mil toneladas.

Suplementação luminosa da Nortel recebe chancela científica da Esalq/USP pela qualidade dos grãos de soja e milho

Pesquisadora da Esalq/USP avalia que a solução de suplementação luminosa proporcionou melhor interpretação dos estímulos de luz, conforme a composição das plantas

Exportação de vinhos e alimentos chilenos

Relatório da ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, constatou um ...

Milho: detalhes que podem fazer a diferença

Lígia Maria Maraschi da Silva Piletti ligia.piletti@ifms.edu.br Izidro dos Santos de Lima Junior izidro.lima@ifms.edu.br Engenheiros agrônomos, doutores em Produção Vegetal e professores - Instituto...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!