23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Notícias Armadilha caseira para broca do café

Armadilha caseira para broca do café

Armadilha

A broca é um das principais pragas da cafeicultura. Ataca os frutos ainda na fase de chumbinho e causa perda de peso e qualidade dos grãos, reduzindo os ganhos do cafeicultor. A colheita bem feita e o controle químico são duas técnicas que têm o objetivo de diminuir o ataque da broca. Porém, existe uma alternativa viável para o cafeicultor e que não prejudica o meio ambiente: a utilização de frascos-armadilhas na lavoura (foto: arquivo CaféPoint).

Receita ” As armadilhas são construídas com o aproveitamento de garrafas plásticas PET de 2 litros transparentes. Veja como fazer:

– Faça um corte de cerca de 10 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura na lateral da garrafa PET.

– Coloque preso à parte superior da garrafa um frasco de vidro de 10 mililitros, com um furo de 2 mililitros na tampa de borracha do frasco, contendo uma mistura de pó de café e álcool.

– No fundo da garrafa PET, coloque cerca de 200ml de água misturada com sabão. O objetivo é reter as brocas que entrarem na armadilha.

– Distribua cerca de 25 garrafas por hectare, lembrando que devem ser privilegiados os talhões com histórico do ataque da broca, segundo as práticas do manejo integrado de pragas.

Conclusão ” O objetivo da armadilha não é eliminar a população da broca da lavoura, mas reduzir sua infestação a níveis que não causem danos econômicos.

Fonte: Willem Araújo, engenheiro-agrônomo, coordenador técnico de Culturas da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas no Plantão Técnico: (31) 3349-8120 ou pelo e-mail:atende@emater.mg.gov.br. via Conselho Nacional do Café

Inicio Notícias Armadilha caseira para broca do café