18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasArmadilha caseira para broca do café

Armadilha caseira para broca do café

Armadilha

A broca é um das principais pragas da cafeicultura. Ataca os frutos ainda na fase de chumbinho e causa perda de peso e qualidade dos grãos, reduzindo os ganhos do cafeicultor. A colheita bem feita e o controle químico são duas técnicas que têm o objetivo de diminuir o ataque da broca. Porém, existe uma alternativa viável para o cafeicultor e que não prejudica o meio ambiente: a utilização de frascos-armadilhas na lavoura (foto: arquivo CaféPoint).

Receita ” As armadilhas são construídas com o aproveitamento de garrafas plásticas PET de 2 litros transparentes. Veja como fazer:

– Faça um corte de cerca de 10 centímetros de comprimento por 5 centímetros de largura na lateral da garrafa PET.

– Coloque preso à parte superior da garrafa um frasco de vidro de 10 mililitros, com um furo de 2 mililitros na tampa de borracha do frasco, contendo uma mistura de pó de café e álcool.

– No fundo da garrafa PET, coloque cerca de 200ml de água misturada com sabão. O objetivo é reter as brocas que entrarem na armadilha.

– Distribua cerca de 25 garrafas por hectare, lembrando que devem ser privilegiados os talhões com histórico do ataque da broca, segundo as práticas do manejo integrado de pragas.

Conclusão ” O objetivo da armadilha não é eliminar a população da broca da lavoura, mas reduzir sua infestação a níveis que não causem danos econômicos.

Fonte: Willem Araújo, engenheiro-agrônomo, coordenador técnico de Culturas da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas no Plantão Técnico: (31) 3349-8120 ou pelo e-mail:atende@emater.mg.gov.br. via Conselho Nacional do Café

ARTIGOS RELACIONADOS

Proteção e segurança – Relação entre EPI’s e trabalhadores da operação florestal

  Catize Brandelero catizebrandelero@gmail.com Valmir Werner Engenheiros florestais, doutorese professores do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) AimeeKoerich Engenheira florestal - UFSM Juliano dos Santos Depoi Engenheiro florestal,...

Brasil exporta 2,3 milhões de sacas de café em fevereiro

Receita cambial no mês atingiu US$ 377.240 mil e preço médio chegou a US$ 160,14   Em fevereiro deste ano, o Brasil exportou 2.355.660 sacas de...

Manejo integrado da mosca-branca

O manejo integrado de pragas (MIP) parte do uso de diferentes estratégias para controle e convivência com a praga.

Floema – Sete anos de parceria com o Seminário do Café

  Há sete anos a Floema participa do Seminário do Café, uma oportunidade para divulgar e promover a marca e, principalmente, mostrar os resultados de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!