21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosAvanços tecnológicos ditam rumo da cafeicultura

Avanços tecnológicos ditam rumo da cafeicultura

Café – Fotos: Shutterstock
Presidente do Conselho, Silas Brasileiro concede entrevista à Embrapa Café com apresentação do cenário atual da cafeicultura brasileira e outras informações relevantes do setor O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro,  em entrevista ao Observatório do Café, fala sobre o cenário atual do café no Brasil, os impactos da adoção de tecnologias pelo setor produtivo e sobre a importância do Funcafé.

O CNC é uma entidade privada que reúne produtores, cooperativas, associações de cafeicultores e federações de agricultura de Estados produtores. Com essa abrangência, a entidade representa um universo de aproximadamente 330 mil produtores, em sua maioria de pequeno porte.

Na entrevista, o presidente do CNC afirma que o Brasil, com o investimento feito em pesquisa e inovações tecnológicas, por meio de trabalhos conduzidos pelas instituições que integram o Consórcio Pesquisa Café, possui a mais competitiva e sustentável cafeicultura mundial. Para alcançar esse patamar o sistema produtivo tem se mostrado resiliente aos desafios apresentados, como o da pandemia da Covid-19.

A entrevista aborda ainda a atual relação produção, consumo e remuneração; que insumos impactam os custos de produção; sobre a bienalidade e como reduzir seus efeitos; tecnologias disponíveis e que devem chegar ao produtor de café; e sobre a importância do Funcafé. 

Leia esta DIVULGAÇÃO na íntegra, na página do Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia digital – O futuro chega ao campo

Estamos vivendo uma nova revolução de valores e de requisitos para a sustentabilidade. O Agro 4.0 já é realidade nos ecossistemas de inovação e em parte do agronegócio, com franca expansão no Brasil. Neste cenário, a tecnologia digital é essencial, tanto para o monitoramento no campo como no aproveitamento das informações (Big Data) para a tomada de decisões com suporte em ampla base de conhecimento (data analysis), no funcionamento de equipamentos e implementos inteligentes (IoT + IA) e no tratamento de imagens coletadas e transmitidas em tempo real (5G).

Qual a hora certa de utilizar os aminoácidos?

Todas as culturas são beneficiadas com a aplicação de aminoácidos, visto que eles ajudam a planta a se recuperar de algum estresse sofrido. As plantas sintetizam todos os 21 aminoácidos por ela demandadas, e a ciência moderna já consegue identificar em quais momentos dentro da fenologia da planta eles são mais demandados.

Inteligência artificial contribui com os desafios da citricultura

O Brasil tem papel de destaque mundialmente quando o assunto é produção de alimentos.

Organominerais – Sustentabilidade e nutrição para o solo

  Dalyse Toledo Castanheira Doutoranda em Fitotecnia " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas Plantas Daninhas e Alelopatia - GHPD Ademilson de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!