23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 16, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAzeite de abacate

Azeite de abacate

Bruno Henrique Leite Gonçalvesbruno_lleite@hotmail.com

Adilson Pimentel Júnioradilson_pimentel@outlook.com

Aline Mendes de Sousa Gouveiaaline_mendes@fio.edu.br

Engenheiros agrônomos, doutores em Agronomia e professores – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio

Abacate – Crédito: Shutterstock

Entre os alimentos fontes de boas substâncias, o óleo de abacate se destaca pela excelente qualidade nutricional. De acordo com alguns estudos, o óleo é rico em β-sitosterol e ácido oleico. No Brasil, o abacate, culturalmente, é consumido na forma de sobremesas, com leite, açúcar, mel ou suco de limão.

Em outros países, é consumido na forma de saladas, além de sopas, molhos e conservas. Na área industrial, o abacate é utilizado para extração de azeite e etanol, visando à geração de biocombustível e fabricação de tintas.

Após a extração, o azeite também é utilizado por indústrias farmacêuticas e de cosméticos, devido ao alto teor de vitamina E (α-tocoferol) em sua composição, o que lhe confere propriedades regenerativas e fácil absorção no tecido epidérmico. Além disso, o azeite extraído também pode ser refinado e utilizado na culinária.

Como funciona a produção

A produção mundial de azeite de abacate que abastece o setor de alimentos é pequena e há amplo espaço a ser explorado no mercado. O abacate pode render até 2.800 litros de azeite por hectare, contra o rendimento de 400 litros de azeite por hectare da soja, além de o abacateiro ser uma planta perene.

A extração do azeite extravirgem é feita à frio por prensagem ou centrifugação, na qual suas características nutricionais são preservadas. O volume extraído é variável em função das regiões de cultivo, das variedades usadas e das condições climáticas predominantes, sobretudo durante a floração.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos disponibilizam nutrientes retidos no solo

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Cachaça “Made in Brasil”

Reconhecida como bebida nacional do Brasil por decreto federal, destilado da cana produzido em alambiques ganha espaço no mercado internacional   Reportagem Walace Torres Edição e Fotos...

Novo microrganismo produz enzima de interesse industrial com mais sustentabilidade

A Embrapa Agroenergia (DF) desenvolveu um microrganismo geneticamente modificado que atua como biofábrica capaz de produzir um insumo utilizado nas indústrias de biocombustíveis, alimentos,...

Produtor transforma produção com irrigação por gotejamento

Produtor transforma sua produção, alternando entre tomate industrial e grãos, com eficiência destacada pela irrigação por gotejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!