29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasBagaço de cana: alternativa para gerar energia

Bagaço de cana: alternativa para gerar energia

Crédito: Veracel Celulose

A competitividade da indústria brasileira está fortemente correlacionada ao custo de um dos seus principais insumos: a energia elétrica. No setor de celulose, as plantas industriais são capazes de produzir toda a energia necessária ao processo fabril, disponibilizando o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com licença para exportar 27 megawatts para o SIN, a Veracel Celulose passou a ver esse mercado livre como oportunidade de diversificação dos negócios e investiu em ações internas para ampliar a produção de energia. “Essa é uma relevante fonte de receita para empresa”, diz Melissa Pimenta, assistente técnico da área de Recuperação e Utilidades da empresa.

Localizada no Nordeste, a Veracel deu início às pesquisas internas, explorando novas fontes, além das que já são utilizadas pelo setor de modo geral. Até o ano passado, a geração de energia era feita a partir da queima do lodo primário (resíduo da produção de celulose), madeira inservível (tora de eucalipto desclassificada como madeira de processo) e ainda a biomassa gerada internamente na picagem da madeira de processo (cascas, “overs e finos”).

No último ano, a quantidade de madeira inservível reduziu e isso motivou a equipe a procurar alternativas que não impactasse nos custos nem no processo de produção.

O bagaço de cana, utilizado também em usinas de açúcar, foi o primeiro combustível pesquisado. “Foi uma aplicação totalmente inovadora. Não temos conhecimento de outra empresa do setor que tenha feito isso”, conta Melissa. Os estudos deram certo e a preocupação da equipe passou a ser o volume do bagaço que poderia ser queimado diariamente na caldeira. “Em 2018, a receita virou um mix composto por de 6% de bagaço de cana, 38% de inservíveis, 1% de lodo primário e 54% de biomassa gerada internamente”, revela.

Esse mix de combustíveis para geração de energia possibilitou à Veracel a venda de 13MW para o mercado nacional no ano passado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estimativas para a safra 2020/21 de cana-de-açúcar

4ª revisão das estimativas para a safra 2020/21 de cana-deaçúcar no Centro-Sul

Sumitomo Chemical mostra plataforma de soluções para plantas daninhas

A companhia japonesa Sumitomo Chemical é uma das patrocinadoras da 19ª edição do Herbishow - Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas da Cana-de-Açúcar, que ocorre no próximo dia 2.

Broca-da-cana

A broca-da-cana de açúcar, causada pela lagarta da espécie Diatraea saccharalis ...

IHARA lança herbicida de alta seletividade para a cana-de-açúcar

YAMATO promete controle pré-emergente poderoso em todas as etapas do ciclo da cultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!