18.1 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos BASF e Embrapa lançam Cultivance®

BASF e Embrapa lançam Cultivance®

 

Sistema de produção representa um marco para a ciência brasileira por conter a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no País. Cerca de 150 produtores acessarão a tecnologia neste ano

 

O presidente da Embrapa, a ministra Katia Abreu e o VP Agro da BASF, Eduardo Leduc - Crédito BASF
O presidente da Embrapa, a ministra Katia Abreu e o VP Agro da BASF, Eduardo Leduc – Crédito BASF

A BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram oficialmente em Brasília (DF), o Sistema de Produção Cultivance®, que representa um marco para a ciência brasileira por conter a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no País.

No fim do primeiro semestre deste ano a tecnologia foi aprovada pela União Europeia, grande mercado importador. Dessa forma, foi possível a produção de sementes para dar início à comercialização do sistema.

Resultado de uma parceria de mais de 10 anos entre a BASF e a Embrapa, o Sistema de Produção Cultivance® combina quatro cultivares de soja geneticamente modificadas, de grande potencial genético, ao uso do herbicida de amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e gramíneas, Soyvance Pré, configurando um novo sistema de produção.

A partir de 2016, novas cultivares deverão ser lançadas, ampliando assim as regiões de plantio de forma a atender a demanda de agricultores que querem utilizar o novo sistema para o manejo de plantas daninhas.

Investimento

As duas empresas investiram US$ 33 milhões no desenvolvimento do sistema, o que inclui melhoramento genético, estudos científicos conduzidos em laboratório para comprovar a segurança alimentar da nova soja e estudos de campo para amparar o processo de registro mundial, além do herbicida.

Cultivance® foi desenvolvido com o objetivo de atender a todas as regiões do País e estará disponível para produtores de sementes já nesta safra 2015/16, mas nesse primeiro ano será comercializado em oito Estados brasileiros – Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Rondônia ” e no Distrito Federal.

Estão previstas demonstrações em eventos técnicos e lançamentos regionais de cultivares nas regiões de indicação de cada material. Além dos produtores de sementes, foram selecionados em torno de 150 agricultores para acesso à tecnologia nesse primeiro ano.

Após conhecer os materiais em condições de campo, o agricultor já poderá fazer os pedidos de sementes para a safra 2016/17. A comercialização será feita por produtores de sementes licenciados pelo Sistema Embrapa de Parcerias e por meio de revendedores credenciados no Sistema Nacional de Produção de Sementes e Mudas.

Oportunidade

Para o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, a tecnologia chega ao mercado num momento bastante oportuno: “Estimamos que a resistência às tecnologias existentes esteja disseminada em aproximadamente 30% da área geográfica de soja, o que vai tornar nossa tecnologia uma alternativa bastante interessante e viável do ponto de vista do manejo de resistência“ afirma Lopes.

 Já para o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina, Eduardo Leduc, a tecnologia auxiliará os produtores que precisam cada vez mais “rotacionar“ herbicidas com diferentes mecanismos de ação para evitar a seleção de biótipos resistentes.

“Trata-se de uma tecnologia totalmente verde-amarela, desde a concepção à comercialização, além de caracterizar-se como uma importante e viável alternativa às já existentes“, completa Leduc.

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

 

Inicio Revistas Grãos BASF e Embrapa lançam Cultivance®