21 C
Uberlândia
sábado, julho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBenefícios do uso de enxertia em tomateiro

Benefícios do uso de enxertia em tomateiro

O Brasil está entre os dez maiores produtores de tomate no mundo, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Diversas variedades são cultivadas no Brasil durante todo o ano. Por isso, algumas técnicas são recomendadas para que os agricultores possam ter mais sanidade e produtividade no cultivo de tomate de mesa.

É nesse contexto que a técnica de enxertia é indicada. O seu objetivo é unir o tecido de duas plantas distintas pelo caule e explorar os traços favoráveis de cada uma.

A Nunhems®, marca de sementes de frutas e hortaliças da BASF, disponibiliza para a cadeia da tomaticultura o híbrido de porta-enxerto ENPOWER, tecnologiafocada para o campo aberto.

Mais produtividade

A tecnologia pode gerar até 30% de aumento de produtividade no cultivo do tomate e também maior porcentagem de frutos de melhor classificação, contribuindo para a rentabilidade do agricultor.

A solução possibilita o aumento da qualidade das plantas e dos frutos, colabora para o melhor aproveitamento da área de plantio, com incremento de longevidade da tomaticultura brasileira. Tudo isso aliado ao controle efetivo de doenças do solo como Fusarium 3, Verticillium e nematóides.

O agricultor Geraldo Gobbi se destaca por semear o cultivo de porta-exerto em área aberta na região serrana do Espírito Santo. “A utilização desta tecnologia na minha propriedade proporcionou uma área de tomate mais produtiva, com alto índice de vigor e durabilidade. Além disso, alcancei um aumento na rentabilidade dos meus negócios, já que não tive perdas nas últimas safras”.

A Nunhems®, referência no conceito de porta-enxerto em campo aberto, oferece um pacote tecnológico completo com assistência pré e pós-colheita, compreendendo desde as técnicas corretas de manejo até a continuidade da  produção do agricultor.

O Celeiro Verde, viveiro especialista em mudas de hortaliças, investe no mercado de enxertia há nove anos. Por ser um trabalho artesanal, o viveirista acredita que além de gerar mais empregos, a tecnologia oferece mais benefícios para toda cadeia do tomate.


“A utilização do porta-enxerto faz com que possamos ajudar nossos clientes agricultores a levarem o melhor de seus campos para o consumidor final“, ressalta Antônio Ledo, proprietário do Celeiro Verde.

Os benefícios da utilização da enxertia no cultivo do tomate para o agricutor são:

  • Maior produtividade e rentabilidade;
  • Plantas com maior resistência a doenças e ao clima;
  • Reuso de áreas já cultivadas;
  • Uso mais racional de recursos e insumos;
  • Frutos de melhor qualidade e brilho.

“Entendendo as necessidades do agricultor brasileiro, a Nunhems® iniciou um longo trabalho de pesquisa de porta-enxerto, que era tradicionalmente usado em estufa,  para o campo aberto. Com este novo conceito, criamos um negócio pioneiro e vantajoso para toda cadeia da tomaticultura:  empresa, viveristas, agricultores e consumidores finais. Esta tecnologia gera empregos, rentabilidade no campo e frutos de qualidade na mesa”, ressalta  Guilherme Hungueria, gerente de tomate da Nunhems® para América do Sul.

Para saber mais informações sobre a marca de frutas e hortaliças da BASF, os agricultores podem acessar o site ou a nossa página do Instagram clicando aqui.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Créditos: Divulgação Basf

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos pensamento inovador e a ação realista para criar ideias do mundo real que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2019, nossa divisão gerou vendas de € 7,8 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 117 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 59 bilhões em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Eastman apresenta benefícios do Bunema 330 CS®

  A Eastman atua no segmento agrícola através da Taminco. A divisão de negócios de Crop Protection (em português, Proteção de Culturas) produz derivados de...

Novo manejo reduz incidência de doenças do tomateiro

João Roberto do Amaral Junior Engenheiro agrônomo jramaraljr@uol.com.br Nos anos 90 utilizávamos o sistema de plantio “V“ invertido com varas de bambu. Devido à necessidade de melhorar...

Uso do mulching na cultura do tomate

  Ricardo T. Suzuki Engenheiro agrônomo e supervisor técnico comercial ricardo@electroplastic.com.br As mudanças pelas quais a agricultura vem passando nas últimas décadas forçaram o cultivo do...

Microvespa-do-eucalipto

Há algumas décadas o plantio de eucalipto tem alcançado sucesso no território brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!