24.9 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 12, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosBenefícios no recobrimento de sementes de soja

Benefícios no recobrimento de sementes de soja

Recobrimento de sementes de soja pode melhorar germinação e desenvolvimento das plantas.

Camila da Silva Costa
camila.costasilva123@hotmail.com
Gabriela Aparecida Paula Scoparo
gabyscoparo@hotmail.com
Graduandas em Agronomia pelo Centro Universitário de Ourinhos (UNIFIO)
Aline Mendes de Sousa Gouveia
Doutora em Agronomia e professora – UNIFIO
aline.gouveia@unifio.edu.br

O recobrimento de sementes de soja com cálcio e magnésio é uma técnica agronômica que vem ganhando destaque em estudos científicos e no meio rural. O objetivo é melhorar a qualidade das sementes e aumentar a produtividade das plantas, uma vez que o cálcio e o magnésio são nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Assim, essa técnica pode ser uma alternativa viável e eficaz para os produtores que buscam aumentar a produtividade de suas lavouras de soja.

Foto: Shutterstock

Comprovação científica

Estudos mostram que o recobrimento das sementes com cálcio e magnésio pode melhorar a germinação das sementes, aumentar a tolerância das plantas a estresses ambientais, como a seca e o frio, além de melhorar a absorção de outros nutrientes importantes para as plantas.

Uma pesquisa publicada na revista científica “Journal of Plant Nutrition” mostrou que o recobrimento das sementes de soja com uma solução contendo cálcio e magnésio aumentou significativamente a germinação das sementes em condições de baixa temperatura.

Além disso, as plantas que cresceram a partir dessas sementes tiveram um aumento na altura e na biomassa seca em comparação com as plantas que cresceram a partir de sementes não recobertas.

Outro estudo publicado na revista “Scientia Agricola” mostrou que o recobrimento das sementes de soja com cálcio e magnésio melhorou a absorção de nitrogênio pelas plantas e aumentou a produção de grãos em até 20%.

Esses resultados sugerem que o recobrimento das sementes de soja com cálcio e magnésio pode ser uma técnica eficaz para melhorar a produtividade das lavouras de soja em todo o mundo.

Como funciona

O recobrimento de sementes consiste em um mecanismo de aplicação de materiais inertes e adesivos, uma prática que pode melhorar a eficiência da inoculação com as bactérias fixadoras de nitrogênio, reduzindo o risco de contaminação do ambiente por nitrato.

Essa técnica consiste em modificar a massa, tamanho e irregularidade da semente, e também incorporar as mesmas, complexos que têm por finalidade facilitar a semeadura direta e auxiliar na sua germinação e nutrição, ou seja, melhorar o comportamento da semente, seja fisiologicamente e/ou economicamente.

Produtividade da soja

O recobrimento de sementes de soja com cálcio e magnésio é uma alternativa viável para o tratamento das sementes. A técnica promove maior área foliar, produção de matéria seca e melhora o crescimento inicial em plantas de soja.

Faz, ainda, com que a leguminosa realize mais fotossíntese, vindo a produzir uma maior quantidade de fotoassimiliados, com maior arranque inicial, mais desenvolvimento com relação ao tamanho do pé e das vagens, o que, consequentemente, resulta em maior produção.

Principais benefícios

O cálcio e o magnésio (Mg) são macronutrientes, ou seja, essenciais para a planta. O magnésio está entre os nutrientes cruciais, por ser constituinte da molécula de clorofila, essencial para a vida vegetal.

Já o cálcio (Ca) melhora o florescimento e é essencial para o crescimento e desenvolvimento das raízes, atuando na nodulação das raízes para a realização da FBN. Deste modo, utilizando estes nutrientes no recobrimento, a semente será plantada com macronutrientes, que possibilitam o desenvolvimento de raízes e a produção de fotoassimilados, já na fase inicial da planta, após a germinação da semente recoberta.

Técnicas

Para o recobrimento de sementes com cálcio e magnésio, pode-se utilizar a fonte de calcário dolomítico, que já contém em sua composição os dois nutrientes.

O recobrimento de sementes com cálcio e magnésio pode ser realizado em diversas culturas, visto que é um macronutriente secundário, e sua escassez pode interferir de forma direta no desenvolvimento das plantas.

O manejo irá depender de qual o método ou escolha do recobrimento. No caso de cálcio e magnésio, o recobrimento é feito com método manual de saco de polietileno ou máquinas específicas, com auxílio de materiais adesivos, água e pH corrigido. As sementes podem ser armazenadas após o recobrimento.

Resultados

O mercado, como um todo, tem buscado pesquisa e tecnologia para que haja crescimento substancial nas produções agrícolas. O recobrimento de sementes tem sido utilizado há alguns anos para auxiliar no desenvolvimento fisiológico e também enriquecimento do solo, tornando o ecossistema da semente viável e aumentando a produtividade.

Além disso, uma vantagem é o uso conjunto com outros produtos que antes não possuíam compatibilidade. No mercado de grandes culturas, ainda é considerado uma tecnologia nova comparado ao setor de horticultura, pois a tecnificação tem sido estudada e investida atualmente, entretanto, em um mercado competitivo tem se tornado exigência.

Limitações

Pode-se notar que o recobrimento de sementes tem sido efetivo quanto a sua utilização na agricultura, porém, como desvantagens podemos citar um maior investimento, pelo processo de recobrimento, a necessidade de alguns produtos específicos que servem como aglomerantes, adesivos, corantes ou polímeros; e a necessidade de maquinário com alta precisão na dosagem dos produtos.

Além disso, precisamos nos atentar com a cobertura, para que seja totalmente uniforme, isso tudo de acordo com a semente que está sendo recoberta. O recobrimento deve ser eficiente também quando citamos a passagem de água e oxigênio à semente e quando a mesma entra em contato com o solo.

Isso irá sustentar a formação radicular e aérea da planta, ou seja, a camada que recobre não deve conter resistência.

Importância do uso de tecnologias

A importância das tecnologias é visível no uso do recobrimento de sementes com nutrientes para a agricultura sustentável, pois a eficiência do produto tem sido comprovada na utilização de matérias que impactam menos o meio ambiente, tornando a cadeia produtiva agrícola mais ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa.

Um exemplo que podemos citar é a correção da acidez do solo na área circundante às sementes e uniformidade de correção, pois se torna uma técnica localizada e assertiva.

Custo-benefício

É de extrema importância que a semente seja avaliada não pelo preço inicial, e sim pelos benefícios que serão obtidos ao longo de todo o processo produtivo. Precisamos nos atentar que a semente irá determinar o sucesso ou o fracasso da sua produção.

O custo de uma semente com tecnologia de recobrimento será superior à convencional, pois, para aumentar o valor agregado da semente, é necessário ver como investimento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia ajuda no controle do milho tiguera e da cigarrinha durante a safra de soja 2022/23

As plantas voluntárias de milho podem ser hospedeiras da cigarrinha, considerada uma das principais pragas do cereal nos últimos anos. Uma das formas de controle deste inseto é o manejo do milho tiguera durante a safra de soja.

Fosfito x ferrugem da soja

A soja (Glycine max (L.) Merrill) é afetada por uma diversidade de doenças, contudo, uma destas, por sua forma agressiva, apresenta sérios problemas à cultura, que é a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi).

Novo calendário da soja x ferrugem asiática: quem tem razão?

José Luiz Tejón, membro do Conselho Científico Agro Sustentável, reflete sobre o novo calendário do plantio da soja em artigo.

Clima pode prejudicar a segunda safra

Seca na região Sul e umidade elevada no Centro-Oeste impactam na safra de soja e podem atrasar a janela de cultivo do milho safrinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!