22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBioamino® Extra - Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Bioamino® Extra – Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Renato Passos Brandão

Gerente Especialista em Nutrição Vegetal

Luiz Marin

Gerente de Produtos Biofertilizantes

Raphael Bianco Roxo Rodrigues

Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas

Fotos Ana Maria Diniz

O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625,96 milhões de toneladas (Conab, 2018). A produtividade da cana-de-açúcar está prevista para 72 t/ha. É considerada relativamente baixa em comparação ao potencial genético das atuais variedades de cana.

Um dos fatores que vem contribuindo para a baixa produtividade da cana são as condições climáticas desfavoráveis nas últimas safras ” veranicos ” que estão ocorrendo com mais frequência e intensidade.

Com o intuito de minimizar os efeitos prejudiciais dos veranicos e outros fatores abióticos que possam prejudicar o desenvolvimento da cana, o Grupo Vittia instalou um experimento para a avaliação do Bioamino® Extra aplicado via foliar em cana-soca.

O experimento foi instalado em cana-soca – variedade IAC SP95-5000 ” 3º corte em um ambiente de produção classificado como B. O Bioamino® Extra foi aplicado via foliar na cana-soca em 05 de dezembro de 2017 ” antes do fechamento do canavial ” em um volume de calda de pulverização de 200 L/ha. A colheita da cana-soca ocorreu em 03 de agosto de 2018.

O experimento foi constituído por 04 doses do Bioamino® Extra ” 0, 1, 2 e 3 L/ha com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por cinco linhas de cana-de-açúcar com 10 m de comprimento e espaçadas 1,5 m entre si, totalizando 75 m2. A área útil foi constituída pelas três linhas centrais, descartando um metro nas extremidades, totalizando 36 m2.

 

Resultados

Bioamino® Extra aumenta a tolerância às condições climáticas adversas e aos estresses bióticos – Créditos Shutterstock

Bioamino® Extra proporcionou aumento expressivo na produtividade da cana-soca (Figura 1). O maior incremento na produtividade da cana-soca ” 8,89 t/ha ” ocorreu com a menor dose do Bioamino® Extra ” 1 L/ha. Entretanto, a dose de 02 L/ha do Bioamino® Extra também proporcionou um aumento significativo na produtividade da cana-soca, com um incremento de 13,92 t/ha de colmos.

Bioamino® Extra proporciona expressivo na produtividade da cana-soca

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício aumenta número de perfilhos da cana

Angélica Araújo Queiroz Engenheira agronomia e professora no IFTM, campus Uberlândia angelica@iftm.edu.br A cana-de-açúcar é uma espécie acumuladora de silício (Si), com 0,14% nas folhas jovens e...

ISLA destaca seus diferenciais na Hortitec

  Durante mais uma edição, a Isla Sementes participou da Hortitec apresentando destaques e lançamentos que são tendências do mercado. Na linha de sementes profissionais,...

Novas instalações da Unidade de Torrefação e Processamento de Café do Campo Experimental de Machado

A EPAMIG inaugurou quarta-feira (13), em Machado (Sul de Minas), a nova Unidade de Torrefação e Processamento de Café do Campo Experimental. Além de processar,...

Manejo nutricional adequado é essencial para produção cafeeira

Estima-se que a safra de 2022 deverão ser colhidas mais de 50 milhões de sacas de café.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!