23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Bioamino® Extra - Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Bioamino® Extra – Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Renato Passos Brandão

Gerente Especialista em Nutrição Vegetal

Luiz Marin

Gerente de Produtos Biofertilizantes

Raphael Bianco Roxo Rodrigues

Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas

Fotos Ana Maria Diniz

O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625,96 milhões de toneladas (Conab, 2018). A produtividade da cana-de-açúcar está prevista para 72 t/ha. É considerada relativamente baixa em comparação ao potencial genético das atuais variedades de cana.

Um dos fatores que vem contribuindo para a baixa produtividade da cana são as condições climáticas desfavoráveis nas últimas safras ” veranicos ” que estão ocorrendo com mais frequência e intensidade.

Com o intuito de minimizar os efeitos prejudiciais dos veranicos e outros fatores abióticos que possam prejudicar o desenvolvimento da cana, o Grupo Vittia instalou um experimento para a avaliação do Bioamino® Extra aplicado via foliar em cana-soca.

O experimento foi instalado em cana-soca – variedade IAC SP95-5000 ” 3º corte em um ambiente de produção classificado como B. O Bioamino® Extra foi aplicado via foliar na cana-soca em 05 de dezembro de 2017 ” antes do fechamento do canavial ” em um volume de calda de pulverização de 200 L/ha. A colheita da cana-soca ocorreu em 03 de agosto de 2018.

O experimento foi constituído por 04 doses do Bioamino® Extra ” 0, 1, 2 e 3 L/ha com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por cinco linhas de cana-de-açúcar com 10 m de comprimento e espaçadas 1,5 m entre si, totalizando 75 m2. A área útil foi constituída pelas três linhas centrais, descartando um metro nas extremidades, totalizando 36 m2.

 

Resultados

Bioamino® Extra aumenta a tolerância às condições climáticas adversas e aos estresses bióticos – Créditos Shutterstock

Bioamino® Extra proporcionou aumento expressivo na produtividade da cana-soca (Figura 1). O maior incremento na produtividade da cana-soca ” 8,89 t/ha ” ocorreu com a menor dose do Bioamino® Extra ” 1 L/ha. Entretanto, a dose de 02 L/ha do Bioamino® Extra também proporcionou um aumento significativo na produtividade da cana-soca, com um incremento de 13,92 t/ha de colmos.

Bioamino® Extra proporciona expressivo na produtividade da cana-soca

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Inicio Revistas Grãos Bioamino® Extra - Maior tolerância da cana às adversidades climáticas