21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosBioamino® Extra - Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Bioamino® Extra – Maior tolerância da cana às adversidades climáticas

Renato Passos Brandão

Gerente Especialista em Nutrição Vegetal

Luiz Marin

Gerente de Produtos Biofertilizantes

Raphael Bianco Roxo Rodrigues

Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas

Fotos Ana Maria Diniz

O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625,96 milhões de toneladas (Conab, 2018). A produtividade da cana-de-açúcar está prevista para 72 t/ha. É considerada relativamente baixa em comparação ao potencial genético das atuais variedades de cana.

Um dos fatores que vem contribuindo para a baixa produtividade da cana são as condições climáticas desfavoráveis nas últimas safras ” veranicos ” que estão ocorrendo com mais frequência e intensidade.

Com o intuito de minimizar os efeitos prejudiciais dos veranicos e outros fatores abióticos que possam prejudicar o desenvolvimento da cana, o Grupo Vittia instalou um experimento para a avaliação do Bioamino® Extra aplicado via foliar em cana-soca.

O experimento foi instalado em cana-soca – variedade IAC SP95-5000 ” 3º corte em um ambiente de produção classificado como B. O Bioamino® Extra foi aplicado via foliar na cana-soca em 05 de dezembro de 2017 ” antes do fechamento do canavial ” em um volume de calda de pulverização de 200 L/ha. A colheita da cana-soca ocorreu em 03 de agosto de 2018.

O experimento foi constituído por 04 doses do Bioamino® Extra ” 0, 1, 2 e 3 L/ha com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por cinco linhas de cana-de-açúcar com 10 m de comprimento e espaçadas 1,5 m entre si, totalizando 75 m2. A área útil foi constituída pelas três linhas centrais, descartando um metro nas extremidades, totalizando 36 m2.

 

Resultados

Bioamino® Extra aumenta a tolerância às condições climáticas adversas e aos estresses bióticos – Créditos Shutterstock

Bioamino® Extra proporcionou aumento expressivo na produtividade da cana-soca (Figura 1). O maior incremento na produtividade da cana-soca ” 8,89 t/ha ” ocorreu com a menor dose do Bioamino® Extra ” 1 L/ha. Entretanto, a dose de 02 L/ha do Bioamino® Extra também proporcionou um aumento significativo na produtividade da cana-soca, com um incremento de 13,92 t/ha de colmos.

Bioamino® Extra proporciona expressivo na produtividade da cana-soca

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos são essenciais à produção de feijão

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Automação em hidroponia – Profissionalismo na medida certa

  Glaucio da Cruz Genuncio glauciogenuncio@gmail.com Rafael Campagnol Doutores e professores - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia " Universidade Federal Rural do...

Produtores garantem a produção dos legumes para o período de inverno

Segundo a Aphortesp, brócolis e couve-flor lideram o consumo; já as folhosas rúcula e couve-manteiga são as mais procuradas no inverno A temperatura começou a...

Feira Internacional de Irrigação debate necessidades agrícolas

  De 19 a 21 de setembro Campinas (SP) sediará a FiiB " Feira Internacional da Irrigação Brasil, que nesta edição apresentará o avanço da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!