26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiBioestimulação é alternativa de ponta

Bioestimulação é alternativa de ponta

Companhia Sipcam Nichino lançou recentemente uma solução bioestimulante com encaixe no manejo nutricional visando o desenvolvimento de pomares.

No momento em que as cotações da laranja destinada à moagem seguem em alta no estado de São Paulo, com a média da pera e das tardias cotadas a R$ 44,69 no mercado spot, em agosto, uma elevação de 50% frente ao mesmo período do ano passado, a Sipcam Nichino Brasil inicia uma estratégia que visa a incentivar a bioestimulação dos pomares de citros. A companhia lançou recentemente uma Plataforma de Bioestimulantes formada pelas soluções Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde.

Especificamente para os citros, ressalta a Sipcam Nichino, estudos e pesquisas conduzidos por sua equipe técnica constataram ganhos relevantes em áreas nas quais foi aplicado o bioestimulante Abyss®.

“Resultados dessas análises respaldam efetivamente o fomento à produtividade dos citros atrelado à integração do bioestímulo aos pomares”, ressalta Vitor Cabral Araújo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado. “Entre os benefícios dessa solução, destacamos o aumento da fixação de flores e frutos, bem como aumento da capacidade fotossintética da cultura.”

Cabral Araújo define Abyss® como sendo “um fertilizante mineral misto”. “A solução combina micronutrientes e extratos de algas marinhas na formulação. Essa tecnologia interfere favoravelmente nos processos bioquímicos em todos o ciclo da cultura de citros, pois otimiza a absorção de nutrientes pelas plantas, bem como a floração, o crescimento e o desenvolvimento de frutos”, explica.

Ainda de acordo com o agrônomo, nos testes e pesquisas anteriores ao lançamento de Abyss®, o bioestímulo a pomares resultou na colheita de frutos mais robustos e sadios, comparados a outros advindos de áreas não bioestimuladas. “Acreditamos que os bioestimulantes logo se consolidarão entre as estratégias de manejo do citricultor. O uso adequado da tecnologia eleva ganhos e entrega relação custo-benefício favorável”, finaliza Vitor Cabral Araújo.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novas tecnologias revolucionam tratamento de sementes

  A busca por altos rendimentos, em qualquer cultura, começa com a escolha do cultivar de maior potencial de rendimento e adaptado à região de...

Manejo biológico no incremento da produtividade da soja

Flávio Henrique Vasconcelos Medeiros Professor adjunto IV da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Fitopatologia flaviomedeiros@dfp.ufla.br   O principal alvo biológico dos produtos à base de Trichodermaspp hoje...

Corte de soqueira – Opção sustentável para controle de fitonematoides em cana

Autores Cibele Medeiros Gerente Técnica do Mercado da Biovalens Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de...

Tratamento das mudas com reguladores vegetais para enraizamento

José Geraldo Mageste Doutor e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Vinicius Evangelista...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!