24.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBioestimulante de última geração eleva a produtividade e contribui para a longevidade...

Bioestimulante de última geração eleva a produtividade e contribui para a longevidade do canavial, informa fabricante

Créditos CNA

Pioneira no lançamento de uma Plataforma de Bioestimulantes indicada à nutrição dos principais cultivos, a Sipcam Nichino Brasil acaba de divulgar resultados que atestam benefícios entregues pela solução de marca Blackjak® à cultura da cana-de-açúcar. Conforme assinala a companhia, bons indicadores associados à aplicação deste bioestimulante foram constatados a campo com o suporte de órgãos de pesquisa e consultorias como Esalq, Fundações ABC e Chapadão, IAC, Juliagro e Unesp.

Segundo o engenheiro agrônomo Gabriel Villela, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, esses ensaios, realizados em parte nas cidades de Botucatu (SP) e Campo Florido (MG), respaldam a adoção de investimentos, pelo produtor, no manejo nutricional da cana-de-açúcar.

Números e benefícios

Em Botucatu, destaca Villela, a solução da Sipcam Nichino transferiu ganhos da ordem de 22% em TCH (toneladas de cana por hectare): foram 82,9 TCH na área tratada com Blackjak®, contra 67,7 TCH obtidas por meio de outra tecnologia. Já na mineira Campo Florido, o acréscimo de produção de matéria-prima entregue por Blackjak® chegou a nove toneladas de cana por hectare: 81 TCH, ante 72,8 TCH correspondentes a um segundo produto da categoria.

“Os estudos evidenciaram ainda que Blackjak® potencializa o perfilhamento da cana e aumenta a longevidade do canavial”, acrescenta Villela. Conforme o agrônomo, nas áreas de Campo Florido, por exemplo, o bioestimulante da empresa resultou em até 18,4 perfilhos por metro linear, frente ao máximo de 16,2 perfilhos por metro linear decorrentes do uso do produto comparado.

Ainda segundo Villela, entre os diferenciais de Blackjak® se sobressai a alta concentração de ácidos húmicos e fúlvicos, além da sinergia do produto com a vinhaça e com o corte de soqueira da cana-de-açúcar. “Blackjak® é aplicado a baixas doses e rapidamente absorvido pelas plantas.”

“O uso correto de Blackjak® reduz o estresse da cana-de-açúcar diante de condições climáticas adversas. Estimula o desenvolvimento radicular, aumenta a absorção de nutrientes e água. Esse conjunto de diferenciais fomenta o aumento da produtividade e da rentabilidade da cultura”, conclui Gabriel Villela.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubos complexados com algas proporcionam efeito fisioativador

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Valagro – Mais produção com menos recursos

Desde 2004 a Valagro participa da Hortitec. “Para nós, este é principal evento, pois a empresa possui seu DNA em HF e a Hortitec,...

Bioativadores aumentam a produtividade da batata

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Engenheira agrônoma, doutora e PhD...

Biorregulador aumenta produção de látex

  Ernane Miranda Lemes Doutorando ICIAG " UFU ernane.lemes@yahoo.com.br José Geraldo Mageste da Silva Professor UFVJM/ Instituto de Ciências Agrárias " ICIAG /UFU jgmageste@ufu.br Vinicius Evangelista Silva Especialista em Nutrição e Manejo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!