21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosBioestimulantes: relação com as brotações das tangerineiras

Bioestimulantes: relação com as brotações das tangerineiras

Foto: Shutterstock

Dariane Mariano do Nascimento
Consultora especialista em finanças – Sorella Consultoria e Instrutoria
darianemariano@gmail.com
Debora Nascimento
Produtora rural e presidente da Cooperativa Copavale
nascimentodebora989@gmail.com
Vitor Rodrigues
Engenheiro agrônomo – Lys Tecnologia Agrícola
vitor.ronzani@gmail.com

O uso de bioestimulantes incrementa o desenvolvimento das brotações em tangerina, aumentando a área foliar, a fotossíntese e a produtividade das árvores. Pesquisas realizadas comprovam que o tratamento incrementa em 21,3% a fixação dos frutos, contra 5,9% do controle.

Experimentos

Partindo dessa perspectiva e considerando a relevância da cadeia produtiva de tangerina ponkan no município de Cerro Azul (PR), reconhecida atualmente como a capital nacional da ponkan, foram iniciados trabalhos em caráter experimental com bioestimulantes na região.

Em virtude da característica mais acidentada do relevo local, que dificulta a aplicação via foliar, optou-se pela aplicação via radicular. O insumo utilizado foi um potencializador de raízes composto por aminoácidos hidrólise de extrato vegetal rico em fitohormônios naturais, vitaminas, polissacarídeos e micronutrientes quelatados, essenciais para o desenvolvimento dos processos metabólicos da planta.

A fase da brotação das tangerineiras consome energia e componentes orgânicos produzidos pela fotossíntese, podendo vir diretamente das folhas ou de reservas no caule. Nesse sentido, a aplicação de bioestimulantes fornece para a planta matéria-prima prontamente consumível para as brotações, promovendo assim o maior crescimento dos brotos.

É relevante destacar que a planta, por si só, produz essas matérias-primas, porém, com a adição de um bioestimulante, consorciado com nutrientes, essa matéria-prima será imediatamente reconhecida e consumida pela planta, ampliando e acelerando o crescimento das brotações.

Benefícios para a fruta

No que se refere aos benefícios da utilização de bioestimulantes na cultura da tangerina ponkan, destacam-se: o estabelecimento de um sistema radicular bem desenvolvido, tendo em vista que é por meio das raízes que a planta intensifica o seu desenvolvimento, promovendo melhorias no processo de nutrição, explorando o máximo do solo, dando assim a potência necessária para melhorar a capacidade produtiva das plantas.

Além disso, aporta na planta matéria-prima e energia imediata. Logo, a planta terá maior crescimento em um período de tempo menor, uma vez que não dependerá somente do processo de fotossíntese para produção desses compostos.

Promove, assim, um ganho de tempo e permite que a planta realize plenamente as suas funções fisiológicas, não apenas de crescimento, como também do metabolismo secundário, que são as defesas e capacidade de resistência a estresses climáticos, por exemplo.

Dessa forma, é possível afirmar que a utilização de bioestimulantes resulta em uma planta menos vulnerável às condições climáticas e ao ataque de doenças. 

Em campo

Entre os principais resultados alcançados, é possível citar a melhoria na sanidade das plantas, com uma menor incidência de doenças, bem como do ataque de pragas. Além disso, promove o melhor desenvolvimento em relação às condições climáticas, tendo em vista que as plantas com aplicação de bioestimulantes têm um desenvolvimento melhor em relação às áreas de testemunha, em situações de estresse.

No caso da área com utilização monitorada de bioestimulantes em Cerro Azul, foi identificado que a mesma apresentava histórico de baixa produtividade pela fixação reduzida de frutos. Além disso, foi levado em consideração o menor índice de chuvas na região e a ocorrência de três geadas durante a safra 2020/21.

Dessa forma, foi indicado para as plantas da área uma aplicação de bioestimulante para potencialização do sistema radicular, realizada no mês de agosto de 2021. Além disso, após análise foliar, foram indicadas reposição de macro e micronutrientes, sendo realizada a remineralização de solo e a aplicação de biofertilizantes via foliar.

Os resultados da safra 2022 demonstram que, com a aplicação do tratamento, houve um aumento de produtividade de 100% em relação à média geral dos últimos oito anos da mesma área.

Fixação dos frutos

Fotos: Shutterstock

O aumento da fixação de frutos se justifica tendo em vista que a planta, como um organismo em desenvolvimento, se desenvolve em três frentes simultâneas, quais sejam: folhas, raízes e fruto, demandando assim muitos nutrientes.

Dessa forma, qualquer forma de estresse, seja deficiência hídrica, seja a falta de um nutriente momentâneo, levará ao corte do desenvolvimento dos frutos e, consequentemente, ao aborto dos mesmos.

 Nesse sentido, a planta bem nutrida por meio da utilização dos bioestimulantes terá maior capacidade de desenvolvimento nessas três frentes, possibilitando assim a ampliação da fixação dos frutos. 

Manejo

Em geral, o manejo se trata da aplicação via solo, ou via foliar, por meio da pulverização. No caso da propriedade analisada, a aplicação foi realizada via solo, para estimulação das raízes, na projeção da copa da planta, com a proporção de 2,0 ml/l por planta.

Uma vez realizada a estimulação das raízes e, consequentemente, da brotação, há disponíveis no mercado tecnologias de bioestimulantes específicos para a florada e enchimento da fruta.

É possível afirmar que o erro mais comum se trata de não realizar nenhuma forma de manejo na lavoura, tendo em vista que a planta necessita de condições especiais de fertilidade.

É importante ressaltar também a necessidade da realização de análise de solo, bem como a reposição de nutrientes no solo. Além disso, é essencial estar atento às condições climáticas, tendo em vista que as mesmas interferem diretamente no processo de desenvolvimento da planta. 

Na ponta do lápis

Em linhas gerais, a relação custo x benefício da utilização de bioestimulantes é vantajosa, tendo em vista o aumento de produtividade  e investimento relativamente baixo.

Para análise primária na propriedade analisada em Cerro Azul, foi realizada a apropriação dos custos pelo volume de aplicação por planta, bem como a conversão dos valores totais pela unidade de medida utilizada e mão de obra necessária.

Diante disso, depreendeu-se que o investimento do primeiro ano , considerando utilização de bioestimulantes e remineralizadores, foi em média de R$ 2,00 por planta e que na área total analisada houve um aumento de produtividade de 100% em relação à média dos últimos oito anos de produção, já considerando questões como a alternância de produção.

Ressalta-se que, além dos resultados positivos em plantas adultas em pleno processo produtivo, o uso de bioestimulantes em pomares com média de tempo de plantio de três anos proporcionou um alto índice de desenvolvimento das plantas, ficando as mesmas equiparadas a plantas de cinco anos que não receberam o tratamento.

Dessa forma, além do ganho em produtividade, há ainda o ganho em redução do tempo de retorno de investimento para instalação do pomar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Saiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros

Elemento é exigido em altas quantidades e faz parte da parede celular da planta Considerado um macronutriente nas culturas de citros, por ser exigido em maiores...

Green Has do Brasil – Soluções completas para a agricultura

Esse é o terceiro ano da Green Has do Brasil na Agrishow. “Ficamos por três anos na área da dinâmica, demonstrando os produtos e...

Bioestimulantes: prevenção de estresses em plantas cultivadas

Quem são os bioestimulantes e como funcionam? Apresentamos os resultados de crescimento e produtividade destas substâncias em plantas cultivadas.

Greening é a mais destrutiva doença dos citros?

Autores Tais Santo Dadazio Engenheira agrônoma, mestra, doutora em Proteção de Plantas e professora de Fitopatologia - FIB e Unisalesiano tais.dadazio@hotmail.com Roque de Carvalho...

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!