Bioestimulantes: solução para estresses em alface hidropônica

0
276

Roseana Ramos Pereira
Engenheira agrônoma, M.Sc e Gerente Comercial em HF – INBC Biotecnologia
roseanaramos@inbcgroup.com

Foto: Shutterstock

O sistema hidropônico do tipo NFT é uma técnica de cultivo sem solo, na qual as plantas são nutridas por meio de soluções nutritivas, com espessura laminar. Dentre os benefícios destes sistemas, destacam-se maior produtividade, melhor sanidade da planta, redução de ciclo, ausência de plantas daninhas, facilidade de colheita, e maior shelf life.

O sistema de cultivo pode ser estabelecido em todas as regiões, de Norte a Sul do Brasil. Por meio do cultivo protegido, controla-se de forma mais eficiente as variações de temperatura e a entrada de pragas e doenças.

Obstáculos e soluções

Apesar de ser um sistema de circulação de água permanente, em algumas regiões do Brasil com altas temperaturas, ocorre a evaporação do esquentamento da solução, propiciando um ambiente estressante para a planta. A área foliar também poderá ser afetada.

Dessa forma, os bioestimulantes atuam como forma de melhorar a absorção e o aproveitamento dos nutrientes, a tolerância a estresses hídrico, salino, térmico ou a altas intensidades luminosas, a produção e sua qualidade, independentemente de seu conteúdo nutricional.

Seguindo este conceito, podemos incluir os aminoácidos, ácidos húmicos e fúlvicos, extratos de algas, microrganismos benéficos ou, ainda, a mistura nesta categoria de produtos.

Como funciona

Embora as plantas sejam capazes de sintetizar os aminoácidos para atender as mais diversas funções fisiológicas, a suplementação exógena em áreas agrícolas é considerada uma estratégia inteligente para estimular o incremento da produtividade, diminuindo a fitotoxicidade de alguns defensivos e conferindo às plantas maior tolerância às pragas e doenças e promovendo uma melhor absorção e translocação de nutrientes aplicados via foliar, tornando o sistema radicular mais desenvolvido e com mais vigor.

O manejo dos fertilizantes foliares com aminoácidos melhora o transporte dos nutrientes, expande o sistema radicular, e por meio da complexação de nutrientes, impede a lavagem de nutrientes da cutícula da planta, pois dessa forma, ao invés de ficar retido na cutícula ou epiderme, o nutriente será, de fato, absorvido.

Dessa forma, fica também evidente que os aminoácidos que são obtidos pela síntese pura, processo industrial complexo, tornam-se prontamente disponíveis para as plantas.

Recomendações

Neste cultivo, o sistema radicular sofre com maior vulnerabilidade, pois segue em contato direto com a solução nutritiva e qualquer mudança estrutural dos perfis. Sendo assim, é importante manter o cano de retorno da solução a uma altura razoável com o objetivo de ocasionar a oxigenação com a queda na caixa.

O sucesso do cultivo também pode ser influenciado pelo monitoramento diário, correção do pH e condutividade elétrica, pois esses fatores irão significar o sucesso ou não do cultivo, além da temperatura da água (por isso, enterrar ou proteger as caixas de solução nutritiva) e a oxigenação da água.

Dentre as alternativas de controle para evitar a contaminação por fungos oportunistas, o controle ideal da temperatura é bem eficiente, pois a temperatura da solução nutritiva aquece com facilidade, principalmente no verão, beneficiando o desenvolvimento dos patógenos) e a solução nutritiva recircula, o que favorece a disseminação do patógeno em todo o sistema.

Sendo assim, os produtores investem em alternativas, como sistemas de resfriamento de água, uso de telas de sombreamento e plásticos agrícolas adequados. O material da canaleta também pode influenciar no aquecimento da solução, sendo mais recomendado a utilização de canaletas de plásticos policloreto de vinila (PVC) na cor branca para evitar o aquecimento.

O uso de mudas sadias, com excelente formação radicular e livre de contaminação, também é uma das medidas de controle fitossanitário na alface. A utilização de variedades adequadas às condições do local de plantio se torna essencial para melhor desenvolvimento das plantas e produtividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!