14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasBioinseticidas elevam índices de controle da Spodoptera frugiperda no milho

Bioinseticidas elevam índices de controle da Spodoptera frugiperda no milho

Divulgação

A efetividade de insumos biológicos de ponta sobre a lagarta Spodoptera frugiperda, mais conhecida como lagarta-do-cartucho, na cultura do milho, é alvo de uma ação da Promip voltada a produtores do grão. Conforme a empresa, além do milho, essa lagarta chegou a mais de 180 cultivos e se consolida, safra após safra, entre as pragas mais desafiadoras da agricultura.

Focada no desenvolvimento de defensivos agrícolas ativados por agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides), para manejo de pragas na agricultura, a Promip lançou recentemente uma solução 100% natural indicada ao manejo da Spodoptera frugiperda: o bioinseticida de marca Baculomip® SF.

Conforme a área de pesquisa & desenvolvimento da empresa, se não for estrategicamente controlada, a lagarta-do-cartucho é capaz de dizimar em torno de 60% de uma lavoura. Somente para combater à praga, acrescenta a Promip, produtores de milho desembolsam em torno de US$ 600 milhões ao ano com inseticidas químicos.

LEIA TAMBÉM:

Mercado do milho encontra sustentação pela frente

Controle biológico
Engenheiro agrônomo, entomologista e CEO da Promip, Marcelo Poletti ressalta que o novo produto é formulado com base no isolado do vírus entomopatogênico Spodoptera frugiperda multiplenucleopolyhedrovirus (SfMNPV), descrito como ‘baculovírus’. “Esse agente biológico age sobre a lagarta-do-cartucho por ingestão”, resume Poletti. O vírus SfMNPV é fornecido pela Embrapa Milho e Sorgo.

Poletti acrescenta ainda que a tecnologia atrelada ao bioinseticida Baculomip® SF, empregada corretamente, entrega a produtores de milho, e de outras culturas, eficácia equivalente à obtida no manejo químico, por inseticidas sintéticos ‘premium’, frente à Spodoptera frugiperda.

“Avaliamos em profundidade, também, os efeitos de Baculomip® SF associado ao bioinseticida Trichomip®, de nosso portfólio”, revela Poletti. Segundo ele, Trichomip® constitui uma tecnologia de matriz macrobiológica resultante da vespinha Trichograma pretiosum, que impede a eclosão de ovos da Spodoptera frugiperda (ação ovicida). “Em conjunto, os bioinsumos potencializam efetividade no controle da lagarta-do-cartucho.”

De acordo com Poletti, num dos campos experimentais de milho que antecederam o lançamento de Baculomip® SF – os testes cobriram 23 municípios da fronteira agrícola -, a ação combinada com Trichomip® aumentou a produção em quatro sacas, resultado atribuído ao controle médio de 50% da população da Spodoptera frugiperda. “Nenhum dos campos foi alvo de desenvolvimento de resistência da praga aos dois biológicos”, ressalta ele.

“A aplicação alternada desses biológicos a um grupo de inseticidas químicos, menos exposto à lagarta-do-cartucho, tracionou os indicadores médios de controle da praga, em áreas específicas, para aproximadamente 80% da população de lagartas”, finaliza Poletti.

ARTIGOS RELACIONADOS

A relação do manganês com a soja transgênica

Hercílio Netto Engenheiro agrônomo e coordenador de Nutrição de Plantas da Cia da Terra hercilio.netto@ciadaterra.com Para suprir a deficiência acentuada de manganês na cultura da soja transgênica...

Soja, milho e café puxam mercado de biocontrole no Brasil

Pragas encontradas nessas culturas impulsionam o mercado para novas soluções.

Cerrado produz trigo de alta qualidade

O trigo é uma realidade no Cerrado, e a cada ano vem ampliando áreas novas, tanto no irrigado quanto no sequeiro (safrinha).

Rally da Safra, que mapeia soja e milho, visita propriedades rurais no Mato Grosso

Entre os destinos nos próximos dias estão os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Sorriso Passo Fundo. BIOTROP é patrocinadora do Rally pela primeira vez e participa das equipes de campo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!