26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasBiotrop amplia práticas de ESG com programa de economia circular

Biotrop amplia práticas de ESG com programa de economia circular

Foto: Divulgação

Parceria da empresa com a eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens, contribui com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil

A Biotrop, empresa líder em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura, concluiu mais um importante passo para fortalecer e ampliar seu trabalho de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa). A empresa agora é parceira da eureciclo, o que significa que promove a compensação ambiental de 100% do volume de embalagens produzidas.

Além de reciclar todas as suas embalagens plásticas de biodefensivos por meio do INPEV – Instituto que realiza o processamento de embalagens vazias provenientes das indústrias, agora a BIOTROP, de forma pioneira, também recicla suas embalagens de inoculantes, solubilizadores de nutrientes e promotores de crescimento, contemplando galões, bolsas plásticas e caixas de papelão de todos os produtos. Ou seja, para cada embalagem vendida, uma outra equivalente (mesmo material e região) é reciclada.

Para a compensação ambiental acontecer, a Biotrop destina recursos à cadeia de operadores de reciclagem e cooperativas, que dão destino correto para todo o material em questão. O processo é totalmente rastreado e certificado pelas tecnologias da eureciclo e auditado pela EY.

De acordo com Aramis Passos Camargo, coordenador de ESG da Biotrop, a companhia gerará significativo impacto ambiental ao compensar o plástico e o papel, em especial, utilizados nas embalagens de seus produtos. “Passaremos a utilizar o selo nas nossas embalagens para a comunicação do engajamento ambiental deste projeto com os atores da reciclagem do país. A adesão é um passo muito importante, pois é mais uma forma de cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, efetivamente, contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil”, destaca.

História

A logística reversa em vários segmentos industriais cresceu no Brasil a partir da década de 1980, impulsionada pelo crescimento na geração de resíduos, associado às mudanças nos hábitos de consumo e à popularização de embalagens e produtos descartáveis. Hoje, a conscientização geral quanto à necessidade de preservação ambiental avançou exponencialmente, tanto no âmbito empresarial como da esfera pública.

A PNRS, instituída em 2010, é um dos marcos recentes mais expressivos sobre o tema, e distinguiu resíduos (aquilo que pode ser reaproveitado ou reciclado) de rejeitos (não passível de reaproveitamento), considerando os diversos segmentos que produzem produtos que são descartados. A legislação determina que os fabricantes devem responsabilizar-se pela logística reversa e destinação final ambientalmente correta.

Certificado de Reciclagem

A eureciclo é uma certificadora de logística reversa de embalagens pós-consumo, que atua através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas pelas centrais de coleta e triagem parceiras. As empresas parceiras que promovem a compensação a nível nacional podem estampar o selo eureciclo, atributo de comunicação que informa aos consumidores o compromisso da marca com a cadeia de reciclagem.

“Com isso, nós podemos comprovar a compensação das embalagens pós-consumo, permanecer adequados à PNRS e informar os nossos clientes – um público ligado em sustentabilidade – sobre esta ação em benefício do planeta. Temos a consciência do quanto o nosso papel como empresa, seja na agricultura ou fora dela, é necessário”, finaliza o coordenador de ESG.

Sobre – A Biotrop é uma empresa brasileira, fruto da visão e empreendedorismo de um seleto grupo de profissionais apaixonados pelo agronegócio. Atua com foco em pesquisa e desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras, com o objetivo de contribuir para uma agricultura mais sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP) e fábrica em Curitiba (PR), a empresa leva ao mercado o que há de melhor no mundo em soluções biológicas e naturais. Acesse www.biotrop.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Melancia Arriba

Com bons resultados no campo e nos supermercados, a variedade tem ganhado espaço ...

Embrapa e Insper realizam estudo para expandir o agro brasileiro no cenário internacional

Com a proposta de ajudar o governo em ações para ampliar e fortalecer os produtos do agronegócio brasileiro no cenário internacional, principalmente os produzidos pelas maiores cadeias...

Agricultura regenerativa cresce

Uso de tecnologias voltadas para melhoria do solo e da sustentabilidade dos ....

El Niño, PIB e o Agronegócio Brasileiro

Ainda há tempo para que sejam estabelecidas as agendas estruturantes a fim de garantir a segurança alimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!