22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosBrasil pode se tornar 2º maior exportador de milho

Brasil pode se tornar 2º maior exportador de milho

Crédito Shutterstock

O Brasil pode conseguir exportar 29,5 milhões de toneladas de milho na safra de 2020, segundo informações divulgadas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo a instituição, isso fará com que o País se torne o segundo maior exportador do produto no mundo.

Segundo o relatório da FAO, durante a última década, a produção e as exportações de milho do Brasil passaram por um grande boom, sendo que a produção total aumentou de pouco menos de 52 milhões de toneladas em 2007/2008 para quase 98 milhões de toneladas em 2017/2018. Esse crescimento da produção permitiu que o país aumentasse suas exportações de milho quase continuamente, alcançando 36 milhões de toneladas em 2015/2016, época em que capturou quase 26% do mercado mundial. “É um grande crescimento em comparação com os 6 milhões de toneladas que exportou apenas uma década antes, quando representa menos de 1% do total mundial”, afirmou.

“O Brasil se tornou, por um tempo, o maior exportador de milho do mundo em 2012/2013, quando uma severa seca prejudicou a safra de milho nos Estados Unidos. As remessas de milho do Brasil para a Ásia saltaram de 1,5 milhão de toneladas em 2007/2008 para um máximo de 27 milhões de toneladas em 2015/2016, o que permitiu grandes incursões em mercados-chave, como a República Islâmica do Irã, Japão, República da Coréia, Vietnã e Malásia”, completa.

Na África, onde as exportações de milho do Brasil aumentaram de zero para pouco menos de 5 milhões de toneladas em menos de uma década, cerca de 30 países se tornaram clientes do milho brasileiro, liderado pelo Egito, Marrocos e Argélia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Silício é proteção contra o ataque de patógenos no morango?

Autor Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com O silício funciona como um produto complementar no controle fitossanitário no morango, não...

Bicho-mineiro x produtividade do café – Como vencer essa luta?

A cultura do café, assim com todas as outras cultivadas em nosso País, possui alguns insetos que podem prejudicar o desenvolvimento e até mesmo o produto final, conhecidos como insetos-praga, divididos em pragas-chave e pragas secundárias.

Torrão: critérios em viveiros clonais

Confira tudo sobre o torrão, como otimizar o sistema e realizar o manejo correto.

Silício na correção do solo e nutrição de plantas

Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia, ICIAG-UFU ernanelemes@yahoo.com.br José Geraldo Mageste Engenheiro florestal, Ph.D. e professor do ICIAG-UFU jgmageste2@gmail.com   O silício (Si) é considerado um nutriente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!