21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCAFÉ: Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

CAFÉ: Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

Foto: Divulgação

Foi aberta na manhã de hoje, em Araguari, Minas Gerais, a 26ª edição da Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada. Em pronunciamento, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales, aproveitou a presença de senadores, deputados federais e estaduais, para pedir ajuda ao setor em três pontos considerados os mais essenciais da atualidade. “Estamos aqui em uma extensa área de irrigação. Logo, temos que rever a Lei do Barramento. Ao mesmo tempo, nós, agricultores, não aguentamos mais estes juros altos. Está insuportável o tamanho dos juros que estamos pagando no Brasil. E também não queremos aqui em Minas Gerais voltar a enfrentar problemas com invasores de terras. Então, eu peço a vocês uma atenção especial a esses três pontos”.

O presidente da ACA destacou ainda que a Fenicafé, organizada pela associação em parceria com outras entidades, é a maior feira de cafeicultura irrigada do mundo, que exalta os mais de 50 anos da atividade no cerrado de Minas Gerais. 

“Queremos comemorar essa evolução com um grande desejo de continuar crescendo, e a Fenicafé faz isso através de uma programação diversa, proporcionando uma rica troca de conhecimento que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios a toda a cadeia produtiva”, disse Morales.

Como lembra o presidente da ACA, Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país. “Mas nosso desafio é ir além, oferecendo as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento, na produção de café com valor agregado, que traz rentabilidade. A Fenicafé cumpre esse papel, na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, irrigação, colheita, beneficiamento de safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trichoderma harzianum x podridão da raiz

A podridão da raiz causada pelo fungo Phytophthora palmivora faz com que ocorra amarelecimento ...

JKS lança bandejas diferenciadas para o setor

  A JKS apresentou dois lançamentos na Hortitec 2015, sendo a primeira delas a nova geração de bandejas de 126 células para tubetes biodegradáveis visando...

Projeto busca diminuir conflito entre antas e produtores rurais

Projeto envolvendo medidas de intervenção para redução de conflitos humano-fauna é inédito na Serra do Mar

Armadilhas inteligentes: novidade no manejo de pragas

As perdas econômicas devido à ocorrência de insetos-pragas podem ser elevadas na agricultura. Assim, a identificação antecipada de insetos é crucial para o controle em áreas agrícolas, o que irá contribuir para evitar perdas econômicas e reduzir o uso excessivo de agrotóxicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!