22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 17, 2024
- Publicidade -
InícioEventosCAFÉ: Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

CAFÉ: Fenicafé leva tecnologia e aproxima produtores do mercado

Foto: Divulgação

Foi aberta na manhã de hoje, em Araguari, Minas Gerais, a 26ª edição da Fenicafé – Feira Nacional da Cafeicultura Irrigada. Em pronunciamento, o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales, aproveitou a presença de senadores, deputados federais e estaduais, para pedir ajuda ao setor em três pontos considerados os mais essenciais da atualidade. “Estamos aqui em uma extensa área de irrigação. Logo, temos que rever a Lei do Barramento. Ao mesmo tempo, nós, agricultores, não aguentamos mais estes juros altos. Está insuportável o tamanho dos juros que estamos pagando no Brasil. E também não queremos aqui em Minas Gerais voltar a enfrentar problemas com invasores de terras. Então, eu peço a vocês uma atenção especial a esses três pontos”.

O presidente da ACA destacou ainda que a Fenicafé, organizada pela associação em parceria com outras entidades, é a maior feira de cafeicultura irrigada do mundo, que exalta os mais de 50 anos da atividade no cerrado de Minas Gerais. 

“Queremos comemorar essa evolução com um grande desejo de continuar crescendo, e a Fenicafé faz isso através de uma programação diversa, proporcionando uma rica troca de conhecimento que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios a toda a cadeia produtiva”, disse Morales.

Como lembra o presidente da ACA, Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do país. “Mas nosso desafio é ir além, oferecendo as condições necessárias para que cada vez mais cafeicultores sejam incluídos nesse segmento, na produção de café com valor agregado, que traz rentabilidade. A Fenicafé cumpre esse papel, na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, irrigação, colheita, beneficiamento de safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sistema de poda para safra zero

Observações em campo mostram que as lavouras de café, podadas por esqueletamento, no sistema safra zero, e que se encontram, nesta safra, em ciclo de produção, tiveram menores perdas por efeito das estiagens.

Indutores de resistência no manejo do míldio em uva

O míldio, causado pelo fungo Plasmopara viticola, é uma das principais doenças que afetam as lavouras de uva, especialmente durante períodos chuvosos.

Nutrição correta garante maior produtividade da batata

Corretamente nutrida, a batata responde com altas produtividades   O cultivo da batata constitui uma das mais importantes atividades agrícolas brasileiras. As atividades agronômicas correlacionadas à...

Fazendas urbanas – Novo negócio surge nas cidades

O conceito de fazenda urbana descreve um modelo de negócio que envolve o cultivo intenso e protegido de hortaliças, frutíferas, e em alguns casos até a piscicultura em área urbana. O conceito foi formado por meio de estudos científicos em microbiologia e segurança alimentar no final da década de 1990.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!