21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCalagem aumenta disponibilidade de nutrientes para melancia

Calagem aumenta disponibilidade de nutrientes para melancia

A calagem é um aliado essencial para maximizar os nutrientes na produção de melancia.

Ana Elisa Lyra Brumat
Engenheira agrônoma e doutoranda em Ciências do Solo – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
anaelisalbrumat@gmail.com

Plantas sadias, vigorosas e com bom estado nutricional são o sucesso de um plantio, e para isso, a fertilidade do solo é determinante. Nosso país possui clima tropical, com características de solos mais velhos e intemperizados e, consequentemente, baixa fertilidade natural e pH mais ácido.

Foto: Shutterstock

Para garantir boa produtividade de qualquer cultura, equilibrar a acidez do solo e os teores nutricionais é o caminho.

As condições de acidez são facilmente corrigidas com a aplicação de calcário, que além de corrigir/neutralizar a acidez, diminui os efeitos tóxicos do Al além de fornecer Ca e Mg, e para isso o calcário dolomítico é o mais indicado.

A melancia é uma das frutas mais produzidas no Brasil, e entre as cucurbitáceas ela se destaca como uma das mais exigentes nutricionalmente. Mesmo sendo tolerante a condições ácidas, a faixa de pH ideal para seu cultivo vai de 5,0 a 7,0, onde há maior disponibilidade de nutrientes livres na solução do solo, como as bases, que garantem a sua absorção.

Altos teores de alumínio (Al) no solo influenciam no crescimento e expansão radicular, mantendo as raízes curtas, gerando pouca sustentação e baixo campo de captação de água e nutrientes. A neutralização do alumínio com a calagem promove melhor desenvolvimento vegetativo e pegamento dos frutos, além de aumentar o tempo de pós-colheita.

Importância do cálcio

Como a planta é exigente em cálcio (Ca), muitas vezes se faz necessário o uso da calagem, não como fator de correção de acidez, mas sim para o aumento da disponibilidade deste nutriente, gerando ganhos na produção de matéria seca, pois o cálcio é um ativador enzimático, e na prevenção do popularmente conhecido “fundo-preto”, dano severo causado por sua deficiência.

A calagem, para a cultura da melancia, deve ser recomendada após análise de solo, e a dose utilizada geralmente é para elevar a saturação por base para 70% (recomendação usual) e feita com antecedência mínima de 30 dias antes do plantio.

O preparo do solo deve ser realizado com aração e gradagem, e a aplicação do calcário feita a lanço e incorporada no solo durante esses processos de preparo.

Neste processo, o carbonato, componente do calcário, reage com a água no solo, liberando uma hidroxila que reage com o alumínio, formando o hidróxido de alumínio, que não é absorvido pelas plantas e neutraliza a acidez do solo.

Critérios para uma boa aplicação

É necessário critério na recomendação, pois o excesso de calagem indisponibiliza nutrientes no solo, como fósforo, em decorrência da precipitação dos fosfatos adicionados ao solo pelo cálcio contido no calcário, mas, principalmente, diminuindo os teores de micronutrientes como o ferro, o cobre, o zinco e o boro, provocando sua deficiência.

Contudo, ao equilibrar a acidez do solo equilibra-se também a vida microbiana, como fungos micorrízicos que sintetizam e fixam nutrientes, microrganismos que aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica e a mineralização dos nutrientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo dos organominerais em maracujá

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com Os fertilizantes...

Calagem: quais as recomendações para o feijoeiro?

Quais as vantagens da calagem para o feijoeiro? Como devem ser as recomendações de adubação e calagem?

Sem crise: Indústria de sementes no Brasil movimenta US$ 4 bilhões

Isla Sementes, primeira empresa de sementes de hortaliças do Brasil, aposta na atuação em toda a cadeia da horticultura para crescimento nacional do setor Apesar...

Manejo da adubação com boro em hortaliças

  Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja Maickon Ribeiro Balator Coordenador Técnico Brasil da Bio Soja   Os solos brasileiros são um dos mais velhos do mundo, possuindo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!