19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPrimavera: as quatro principais espécies que florescem na estação

Primavera: as quatro principais espécies que florescem na estação

Com paisagens que se enchem de cores e folhagens, a primavera chega hoje, 22 de setembro, florescendo jardins, parques e ruas com a beleza das flores e a vivacidade das plantas. A estação, que se estende até o dia 21 de dezembro, é considerada a época mais agradável do ano, pelo clima ameno e aumento da umidade do ar, que tende a ser maior quando comparada à estação anterior. “A primavera representa a transição entre o inverno e o verão e, por isso, há um aumento gradativo das temperaturas e um equilíbrio entre a duração dos dias e das noites. Todos esses fatores naturais favorecem e propiciam o desabrochamento das flores”, explica Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura que é referência no e-commerce.

Ainda que a época seja conhecida como a mais florida do ano, é preciso manter a atenção com os cuidados das flores e plantas, assim como em todas as outras estações do ano. “Neste período, o sol aparece na maior parte do dia e o clima tende a ficar mais quente, por isso, é preciso ter cautela com a exposição ao sol e regar nos horários adequados, preferencialmente, de manhã e no final da tarde”, aconselha Pedro. Segundo ele, embora estes sejam os principais cuidados com as plantas, cada espécie possui características individuais e, por isso, também é importante se atentar aos cuidados específicos de cada variedade.

Para todos os gostos e jardins, o empresário cita quatro espécies de flores que são características da estação e ensina o cuidado com cada uma delas. Confira, a seguir, quais são elas:

Girassol

Cesta de Girassol da floricultura Melo Flores – Créditos: Divulgação

Conhecida como a “flor do sol” por acompanhar, durante a sua fase de crescimento, o ciclo dele, a flor é uma das espécies que florescem durante a primavera e que podem ser cultivadas como planta ornamental, em vasos, ou jardins. “O girassol necessita de luz direta por algumas horas por dia e é preferível que seja na parte da manhã. Além disso, pode acontecer da flor ficar pesada demais e comprometer o caule. Por isso, é aconselhável amarrá-lo com um objeto que ajude na sustentação da planta”, sugere o especialista.

Violeta

Violeta Roxa da floricultura Melo Flores – Créditos: Divulgação

A espécie, normalmente cultivada em pequenos vasos, encanta pela variedade de cores. Segundo o CEO da Melo Flores, é importante que o solo das violetas esteja sempre úmido e evitar colocar o vaso próximo a locais de grande circulação de ar, para que o vento não danifique as flores e folhagens.

Orquídeas

Luxuoso Balaio de Vidro de Orquídea Lilás da floricultura Melo Flores – Créditos: Divulgação

De vários tamanhos e cores, a orquídea é uma das flores mais elegantes e grandes aliadas da decoração. Podendo ser cultivadas de forma ornamental, em vasos, ou agregada aos troncos das árvores, a espécie necessita de claridade indireta e exige atenção na quantidade de água. “Para esta flor, é importante se atentar ao material do vaso utilizado. Os recipientes de plástico que costumam vir junto com a flor tendem a acumular água e isso pode prejudicar a vitalidade da planta. Dê preferência por vasos de cerâmica e barro, que possuem maior capacidade de drenagem”, revela.

Lírios


Vaso de Lírios Amarelos da floricultura Melo Flores – Créditos: Divulgação

Protagonistas dos arranjos e buquês, os lírios também contam com uma versatilidade de coloração e variedades. Segundo Pedro, a espécie não exige uma frequência de rega, podendo ser feita de duas a três vezes por semana nas épocas mais quentes como a primavera e também o verão. Já durante o outono e o inverno, apenas uma vez na semana. “A poda dos lírios deve ser feita durante o período de floração da planta, retirando as flores murchas. Além disso, é importante dar preferência por deixar o vaso com luz do sol indireta, para que ele não prejudique as flores delicadas”, finaliza Melo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Primavera exige cuidados adequados para ciclo de vida das plantas

A primeira é considerada propícia para as flores ao longo de todo ano, introduzindo uma nova fase na natureza, com mais alegria e cor nos espaços.

Dia dos namorados em 2024 deve ter aumento em venda de flores

A data representa 8% do comércio anual de flores e plantas ornamentais. As rosas continuam sendo as preferidas e, como em todos os anos, as exportações são necessárias para abastecer do mercado, já que a chegada do Inverno, geralmente, reduz a produção.

Primavera: tendências de flores e plantas para a estação

Com a proximidade da Primavera, que em 2021 terá início no dia 22 de setembro, o setor ...

Flores e agronegócio: a união da beleza com o trabalho

O consumo per capita de flores e plantas é de R$ 35,3 mil, 76% superior ao consumo per capita médio do agronegócio brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!