28.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCartilha da Epagri dá recomendações para o cultivo de mangarito

Cartilha da Epagri dá recomendações para o cultivo de mangarito

A Epagri publicou uma cartilha com recomendações para o cultivo do mangarito (Xanthosoma riedelianum Schott), desde a escolha da área até a pós-colheita. A publicação tem 15 páginas, é gratuita e pode ser obtida no site da Epagri.

De sabor muito peculiar, o mangarito se parece muito com a batata
Foto: Antônio Henrique dos Santos/Epagri

De sabor muito peculiar, o mangarito se parece muito com a batata e se desenvolve melhor em regiões de clima quente e úmido, características encontradas nos municípios do Vale do Itajaí, onde está concentrada a produção desse tubérculo. No estado são normalmente cultivados dois materiais genéticos, o branco e o roxo, este último assim chamado em função da cor de parte da folha e da casca dos tubérculos.  Os meses mais indicados para o plantio são agosto e setembro, e a colheita é realizada de maio a junho.

Os autores da cartilha são o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Rafael Morales, e o extensionista do escritório municipal da Epagri em Itajaí, Antônio Henrique dos Santos. Segundo eles, o mangarito foi inicialmente domesticado e cultivado pelos índios, hábito alimentar absorvido posteriormente pelos imigrantes alemães que passaram habitar a região do Vale do Itajaí. “Por conta disso, há um senso comum em Santa Catarina de que se quiser encontrar plantas como inhame, cará, taiá e mangaritos, deve-se procurar em municípios onde residam descendentes alemães”, pontuam os autores na obra.

Para ter acesso à cartilha, clique aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Epagri lança primeiro livro do Brasil com orientações para produção de pitaia

A Epagri acaba de lançar o livro “Pitaia no Brasil, nova opção de cultivo”, que reúne as principais informações técnicas desenvolvidas por várias instituições de pesquisa e ensino do Brasil para o cultivo da fruta. Este é o primeiro livro sobre cultivo de pitaia no país.

Epagri identifica danos no maracujazeiro

A Epagri está no campo identificando danos no cultivo de maracujá.

Produção de sementes de milhos da Epagri segue em ritmo acelerado

A produção de sementes dos milhos Variedade de Polinização Aberta (VPA) da Epagri segue em ritmo acelerado.

Palhoça produz biofertilizante a partir de macroalga marinha

O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, é o primeiro do Estado a produzir biofertilizante a partir de uma macroalga marinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!