14.9 C
Uberlândia
quarta-feira, julho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosCebola: benefícios do potássio e aminoácidos

Cebola: benefícios do potássio e aminoácidos

Crédito: Shutterstock

Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
agro.fabriciogomes@gmail.com
Victor Hugo Lacerda Rocha de Melo
Graduando em Agronomia – UFLA
victorlacerda16y@outlook.com  

Para atingir o máximo potencial produtivo das culturas, é necessário uma série de práticas agrícolas, dentre elas a adubação. Nesse sentido, para a produção de hortaliças é necessário um adequado fornecimento de nutrientes, desde o estágio de plântula até a colheita.

Nutrientes essenciais

O potássio (K) é essencial para o desenvolvimento das plantas, atuando na abertura e fechamento de estômatos, manutenção do pH da célula e turgor celular. Além disso, atua como cofator enzimático, favorece o transporte de carboidratos e nutrientes, aumenta a absorção de nitrogênio e a síntese de proteínas.

Na cultura da cebola, a aplicação de K tem proporcionado aumento de massa fresca e diâmetro do bulbo, contribuindo para a melhoria da qualidade da cebola, reduzindo a produção de bulbos não comerciais. Além disso, o K é de grande importância na conservação pós-colheita, uma vez que a adição de K reduz a perda de massa dos bulbos.

Combinação potássio + aminoácidos

A combinação de potássio e aminoácidos tem como objetivo fornecer energia para a planta, aumentando seu metabolismo, promovendo maior uniformidade na maturação e maior translocação de carboidratos para o bulbo, o que ocasiona uma maior massa fresca e diâmetro de bulbos, resultando em maiores produtividades e qualidade dos bulbos.

A nutrição adequada com potássio apresenta uma série de benefícios para as plantas, como o incremento no crescimento das raízes, aumento de resistência a baixas temperaturas e à seca, da resistência às doenças e ao ataque de pragas, e da resistência ao acamamento, sendo uma nutriente-chave na mitigação de estresses em plantas.

 Por outro lado, a aplicação de aminoácidos tem como objetivo ativar o metabolismo fisiológico, atuando na síntese de metabólitos secundários, como é o caso das moléculas de defesa. Além disso, podem induzir o aumento da atividade de enzimas antioxidantes em resposta a diferentes tipos de estresses.

Nesse sentido, a aplicação de potássio aliado a aminoácidos pode ser uma importante ferramenta na mitigação de estresses em plantas. Entretanto, são necessários mais estudos visando avaliar o efeito dessa combinação na mitigação de estresses na cultura da cebola.

Vantagens

A aplicação de potássio juntamente com aminoácidos pode proporcionar maior absorção de nutrientes, resultando em plantas mais vigorosas e, consequentemente, mais produtivas.

Além disso, potencializam o acúmulo de carboidratos no bulbo, aumentando a produtividade e qualidade da cebola, melhorando a comercialização. Além dos efeitos na produtividade, o potássio promove um maior tempo de armazenamento, reduzindo a perda de matéria seca nos primeiros 60 dias após a colheita.

Aplicação

A fertilização potássica na cultura da cebola nem sempre tem respostas significativas, mesmo sendo o nutriente presente em maior quantidade nos bulbos. A quantidade de adubo potássico necessário na cultura da cebola varia em função do solo e do clima da região.

A aplicação do potássio e aminoácidos pode ser realizada via solo ou foliar, seguindo as recomendações do produto utilizado. Entretanto, a adubação foliar com potássio deve ser realizada na fase de enchimento do bulbo, de forma complementar a adubação via solo, e não substituindo-a.

ARTIGOS RELACIONADOS

Híbridos de cebola – Sempre à frente

    Jean de Oliveira Souza Engenheiro agrônomo, doutor e pós-doutorando em Melhoramento Vegetal - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) jsoliveira1@hotmail.com   A cebola (Allium...

Resultados dos adubos complexados com algas

Na parede celular das algas são encontrados polissacarídeos complexos, os quais podem apresentar diferentes formas de atividade biológica, como aumentar as respostas de defesa das plantas. Portanto, por meio da aplicação de adubos complexados com algas é possível observar um fenômeno denominado efeito fisioativador, responsável por proporcionar às plantas estímulos de crescimento vegetativo e defesa contra patógenos.

Topseed Premium apresenta portfólio de cebolas híbridas no 29º SENACE

Evento traz novidades tecnológicas para a cadeia produtiva de cebola do Brasil e Mercosul A Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) em parceria com...

Cultivo de flores comestíveis merece hidroponia

  É sabido por todos que os produtos hidropônicos, além de mais saborosos, por não terem contato com o solo se mostram também mais saudáveis,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!