Cenário atual da cultura da batata e os principais desafios

0
200

Alison Rampazzo Líder de Portfólio da Linha Hortifruti da Corteva Agriscience

Batata – Crédito: Shutterstock

A batata é um dos alimentos mais consumidos do planeta e o tubérculo é plantado em mais de 130 países, cobrindo cerca de 20 milhões de hectares, que resultam na produção de mais de 400 milhões de toneladas de batatas por ano.

No Brasil, estima-se que existam 100 mil hectares da cultura espalhados por diversos estados do país, gerando uma produção de 3,8 milhões de toneladas. A maior parte desta produção é comercializada in natura, sendo em torno de 25-30% destinados ao processamento industrial, nas formas de pré-frita congelada (500 mil ton), chips e batata palha (250 mil ton).

Consumo per capita no Brasil

Fonte: ABBA 2020

Mais produtividade

No Brasil, são cerca de dois mil produtores, que geram mais 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A cadeia produtiva da batata tem um papel importantíssimo com PIB, entre R$ 4 e R$ 5 bilhões, até a porteira da propriedade do agricultor.

No entanto, os desafios até chegar à mesa do consumidor com qualidade são grandes. Para isso, todo o processo produtivo, desde a escolha da batata semente até a colheita e lavagem, são críticos para o sucesso da operação.

Vale destacar que no cenário atual da cultura, fatores como: qualidade da semente, manejo do solo, irrigação, fitossanidade e mecanização, são os destaques para melhoria dos tetos produtivos. Por outro lado, alguns fatores corroboram como negativos para ganho de produtividade, como as pragas (larva-alfinete, larva-minadora, mosca-branca), doenças (requeima, canela preta, sarna comum, fusariose, e pinta-preta), material genético de baixa qualidade, alto custo de mão de obra, e até mesmo falta de crédito.

Viabilidade

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.