25.6 C
Uberlândia
domingo, abril 6, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCESB anuncia abertura das inscrições do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de...

CESB anuncia abertura das inscrições do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja Safra 2014/2015 com a expectativa de participantes alcançarem marca de 120 sacas/hectare

Concurso pretende estimular sojicultores a desenvolverem novas técnicas e práticas para aumentar a produtividade da soja no Brasil

Dr. Plínio de Souza palestrando na Passarela da Soja no Oeste-Baiano. Crédito CESB
Dr. Plínio de Souza palestrando na Passarela da Soja no Oeste-Baiano. Crédito CESB

Produtores e técnicos podem realizar a inscrição no site www.cesbrasil.org.br a partir de 12 de agosto

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) abriu as inscrições do Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2014/2015 com a expectativa dos participantes alcançarem 120 sacas/hectare e, assim, superar o recorde de produtividade de soja do concurso.  As inscrições para o prêmio, que já se consagrou como uma das maiores referências nacionais de estimulo à produtividade da soja no Brasil, devem ser realizadas pelo site www.cesbrasil.org.br até o dia 15 de janeiro de 2015 e todas as fichas pré e pós-colheita devem ser preenchidas para concluir a participação.

Com esta iniciativa realizada anualmente, o CESB pretende motivar produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo, as recomendações de pesquisas e as cultivares mais adequadas para cada região, visando contribuir com o aumento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultura no Brasil.

“O estabelecimento de uma meta para o Desafio, que neste ano alcançou um recorde de 117 sacas/hectare, funciona como um estímulo do Comitê aos produtores brasileiros com o intuito de mostrar a eles que têm capacidade e criatividade para superar a média nacional. Mas não é obrigatório alcançar esses níveis para participar“, afirma Orlando Martins, presidente do CESB. “Nosso objetivo principal é incentivar os sojicultores a ultrapassarem barreiras e inovarem nas técnicas de cultivo, a fim de que outras práticas sejam descobertas e contribuam para o aumento da produtividade.“

O Desafio conta com as seguintes categorias: Campeão Nacional (soja irrigada/não irrigada), Campeões Municipais, Campeões Estaduais e Campeões Regionais – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste ” (soja de sequeiro). Devido ao sucesso do Campeonato Municipal, que já está integrado ao concurso há dois anos e teve a participação de 300 munícipios espalhados por 16 Estados brasileiros, a categoria permanece na próxima edição. No entanto, só poderão ter campeões os municípios que tiverem pelo menos cinco áreas inscritas.

Os Campeões serão prestigiados com um diploma de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do CESB. Todos os Campeões Municipais serão conhecidos ao término da colheita, após 15 de maio, quando se encerra o Desafio. Os ganhadores de todas as categorias receberão um certificado do CESB e passarão a ser reconhecidos em seus Municípios e Estados como referência em produtividade de soja no País.

Atualmente, o CESB é composto por 17 Membros e oito entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Arysta, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e UPL do Brasil.

Sobre o CESB

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

ARTIGOS RELACIONADOS

Crise climática: há motivos pra preocupação?

O uso de microrganismos é uma solução para agricultor superar as adversidades climáticas. Eles atuam no solo, melhoram a ciclagem de nutrientes, agregação de partículas, infiltração e retenção da água.

Medidas de controle das doenças do tomateiro

Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ronaldo.juniior@ufv.br Ronaldo Silva Gomes Cleverson Freitas de Almeida Engenheiros agrônomos e mestrandos em Genética...

Pimentões coloridos atraem consumidores

Marcos Hiro Kawabata Engenheiro agrônomo e consultor - Consultec Atibaia consultor.hiro@terra.com.br   O cultivo de pimentões tem se propagado em todas as regiões brasileiras, onde são cultivados cerca...

Mercado de Irrigação já aguarda a FIIB 2018

O maior evento especializado em Irrigação do país já é aguardado pelos profissionais do setor. A segunda edição da Feira Internacional da Irrigação Brasil, a FIIB 2018, acontecerá de 19 a 21 de setembro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro (Shopping Parque Dom Pedro), em Campinas (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!