23.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoClima reduz produtividade do café em Minas Gerais

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan. 

Prejuízos da ferrugem ao cafeeiro - Crédito Arquivo
Crédito Arquivo

O Brasil é o maior produtor mundial de café e nesta safra vamos produzir mais ou menos café? Produziremos menos café. No ano passado geramos 45 milhões de sacas de café de 60 kg, e nessa próxima safra a previsão aponta para 43,7 milhões de sacas. O motivo? Clima reduzindo a produtividade em Minas Gerais.

E como foi o mercado do café, mês passado, em Nova Iorque? Terminou recuperando perdas nos preços. Fortes chuvas no Brasil e pressão da alta do dólar atuam no jogo das bolsas e das decisões dos compradores.

Mas o que compradores precisam considerar é a instabilidade política brasileira, a dificuldade ampliada para os produtores obterem crédito nos
bancos e isso deverá gerar diminuição no uso da tecnologia. Um exemplo está no Cerrado mineiro onde praticamente 90% da colheita já foi realizada e ainda metade dos produtores não fecharam suas compras de insumos.

Portanto, clientes brasileiros, a instabilidade política, a insegurança, o aumento da burocracia nos contratos de crédito e a provável diminuição da produtividade deverá atuar como aumento dos preços do café, lá na frente, na próxima safra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como certificar sua lavoura de café?

O café se destaca entre os principais produtos comercializados no mundo, sendo o Brasil ...

Palinialves – Inovações em destaque na Specialty Coffee Expo

A Palinialves esteve presente no maior evento de cafés especiais do mundo, a Specialty Coffee Expo - Exposição Anual da Specialty Coffee Association (SCA). A feira aconteceu de 11 a 14 de abril, em Boston, nos Estados Unidos, e atraiu mais de 13 mil visitantes de vários países.

Kale – Nova opção ‘detox’ atrai consumidores

  A kale, também conhecida como couve crespa, é uma hortaliça muito nutritiva e com baixa caloria, muito utilizada na produção de saladas, sopas e...

Cuidados no cafeeiro: ferrugem e phoma

Cuidar do cafeeiro é essencial para protegê-lo da ferrugem e da phoma, garantindo uma colheita saudável e de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!