21.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasCodex lança nova versão da plataforma do Monitor da Estiagem

Codex lança nova versão da plataforma do Monitor da Estiagem

Iniciativas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul no combate à estiagem serão disponibilizadas pela solução.

Com o intuito de promover um plano no combate da estiagem que assola o estado do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado elaborou o Monitor da Estiagem, que tem o objetivo de aprimorar a gestão da crise hídrica por meio da estruturação de dados. A plataforma tecnológica foi desenvolvida pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência e geolocalização para o desenvolvimento sustentável nos setores público e privado. 

De acordo com Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex, o trabalho da empresa foi de aprimorar a ferramenta através da simplificação e democratização do acesso às iniciativas do governo do estado no combate à estiagem e enfrentamento dos efeitos causados pelo problema. Para isso, o Monitor de Estiagem reúne em um só lugar os dados dos diversos órgãos estaduais.  

O desenvolvimento foi executado com base em três pilares, como informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em estado de emergência; padronização e análise de dados e disponibilização das informações de forma mais intuitiva e objetiva. De acordo com o Painel do Monitor da Estiagem do Rio Grande do Sul, 339 municípios decretaram emergência enquanto 226 municípios Homologação Estadual e 211 municípios possuem o Reconhecimento Federal. Estima-se que o problema afeta 60,47% da população do Estado. 

O Monitor de Estiagem dispõe de informações sobre a situação da estiagem em tempo real, análise climática e ações realizadas, possibilitando a gestão orientada por dados e evidências. Ela também disponibiliza links para ferramentas externas, como a sala de situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA) e Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). 

“Este é um dos produtos que serão entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais. O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos, as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, reforçou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

ARTIGOS RELACIONADOS

Erva-mate na agenda global de discussões sobre o clima

A Embrapa Florestas e a Fundação Solidaridad estão desenvolvendo o projeto “Análise de sensibilidade ...

Baixas temperaturas e excesso de chuvas: o que pode afetar a lavoura?

Conheça os estresses mais frequentes e como se prevenir no período inicial da cultura da soja.

Clima aumenta estresse nas plantas

Fenômeno El Niño desencadeou chuvas intensas e altas temperaturas, afetando o desenvolvimento das mais diversas culturas agrícolas no país.

Estiagem pode ter trégua no Centro-Oeste e MAPITOBAPA

Chuvas esperadas trazem alívio à estiagem prolongada na região do Centro-Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!