26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasColibacilose é a principal causa de morte de bezerros recém-nascidos

Colibacilose é a principal causa de morte de bezerros recém-nascidos

Taxa de mortalidade pode chegar a 34%

Foto: pxhere

A Escherichia coli é uma das principais bactérias causadoras da diarreia em bovinos – especialmente em bezerros. A enterite resultante da infecção proporcionada pelo micro-organismo impacta de forma importante as margens de lucro das propriedades. “A colibacilose também acomete animais jovens de corte, mas é mais frequente nos bezerros leiteiros. Sua taxa de mortalidade pode chegar a ¹34%, sendo potencial causadora de grandes prejuízos produtivos e econômicos na atividade”, explica o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

O impacto econômico resulta dos custos elevados com tratamentos para o combate à enfermidade. Além disso, a colibacilose pode ser a porta de entrada para outros inimigos para causar doenças ainda mais sérias. “Os animais acometidos nas primeiras semanas de vida também podem apresentar retardo no desenvolvimento e, até mesmo, chegar a óbito. Alguns sinais clínicos da colibacilose são apatia, perda de apetite e, por consequência, emagrecimento progressivo. A interação de alguns fatores pode facilitar o desenvolvimento da enfermidade, como imunidade, ambiente, nutrição e presença de micro-organismos patogênicos”, ressalta Pivoto, doutor em clínica e cirurgia de ruminantes.

Na pecuária leiteira, as perdas econômicas giram em torno de 20 a 52%. Além disso, o custo aproximado com tratamento é de US$ 33,50 por bezerro ao ano. “Se multiplicarmos esse valor por um rebanho médio, o impacto financeiro para recuperar os animais é muito elevado. Por isso, é de extrema importância o manejo sanitário preventivo dos recém-nascidos e, em caso de infecção, a identificação ágil dos sintomas e o tratamento com as soluções mais eficazes”, recomenda o gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

Enquanto na pecuária leiteira a diarreia participa com cerca de 3,1% dos custos de produção, na pecuária de corte o impacto gira em 2%. Essa enfermidade está entre as mais importantes ao lado das infecções umbilicais e as pneumonias. No Brasil, em rebanhos da raça Nelore – que representa mais de 80% do rebanho no país –, a diarreia está entre as principais causas de perdas econômicas. Algumas ações podem reduzir a incidência da colibacilose, como programas de vacinação, protocolo de colostragem, manutenção da higiene de bebedouros e comedouros, além de horários e quantidades bem definidas do aleitamento dos bezerros.

Para combater a colibacilose e uma infinidade de doenças, há 90 anos a Vetoquinol cumpre o mantra de que as necessidades dos animais orientam suas inovações e iniciativas. Por isso, desenvolveu Acura®.

“O princípio ativo Ceftiofur é o destaque nessa solução. Ele age muito bem contra as bactérias causadoras da colibacilose. Além disso, Acura® é um antibiótico de carência zero, ou seja, no mesmo dia da aplicação o pecuarista pode aproveitar o leite fornecido pelas vacas. Para o abate, a carência também é reduzida, com aproveitamento da carne apenas quatro dias após a aplicação. Por fim, o produto recupera o bem-estar e o conforto dos bezerros em um curto espaço de tempo e facilita o manejo sanitário, já que é uma solução de tratamento com dose única”, completa Felipe Pivoto.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

¹Dados de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Pecuaristas de Mato Grosso devem registrar marca de fogo no Indea-MT

A medida consta na Portaria nº 214/2022 publicada pelo Indea-MT no mês de setembro. O registro da marca a fogo deve ser feito até o dia 30 de junho de 2023.

Boas práticas de manejo de gado

A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil e do mundo

Cadeia de fornecimento de gado da Bom Futuro é rastreada

Empresa iniciou projeto para verificação socioambiental de fornecedores de gado para engorda em fevereiro de 2023

Estação de Monta: como obter os melhores resultados

Especialistas de corte explicam o que o pecuarista precisa saber durante a estação de monta para potencializar os resultados da fazenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!