21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiComo escolher a cenoura para o verão

Como escolher a cenoura para o verão

Tiago Henrique Costa Silva

Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)

tiago@agronomo.eng.br

 

Tiago Henrique Costa é Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)
Tiago Henrique Costa é Engenheiro agrônomo e RTV Adubos Araguaia (Cereais/HF)

As maiores dificuldades nos plantios de verão é a eficiência de plantio, pois nesta época é comum a alta incidência de chuvas, que trazem encharcamento do solo, atrapalhando a eficiência da plantabilidade, como: distribuição uniforme de sementes e profundidade ideal das sementes.

Características ideais do híbrido de verão

A escolha do híbrido de cenoura de verão vai depender da região de plantio. Para isso, é bom procurar uma assistência técnica especializada na região para obter informações sobre os materiais que se enquadram melhor regionalmente.

Porém, de forma geral, o ideal é que o produtor observe o nível de resistência e sensibilidade a doenças importantes, como a queima-das-folhas (Alternaria dauci), Cercospora carotae, bactéria Xanthomonas campestris e nematoides.

Melhor desempenho

O Brasil conta com uma gama de empresas privadas e públicas que investem em pesquisas de melhoramento genéticos, trazendo consigo um amplo portfólio de híbridos e variedades de cenouras, materiais estes que mostram aptidões de resistência a doenças, resistência a indução floral, e outros com melhores padrões de cenoura.

Tudo depende da região de plantio, e o que o produtor tem que fazer é ficar atento à sua realidade e se informar sobre os materiais que circulam com melhor desempenho na região. Com certeza, com essa consciência o produtor terá grandes chances de sucesso em seu negócio.

Cuidados com a produção de verão

Além de escolher as sementes recomendadas para sua realidade, o produtor deve investir no processo de preparo de solo, semeadura, irrigação, controle preventivo de pragas e doenças e adubação equilibrada, sempre mantendo os níveis de nitrogênio controlados, o que já traz um grande nível de sucesso para a lavoura.

Como não errar

Ao escolher o material a ser plantado, o produtor deve ficar atento ao formato das cenouras, que deve ser cilíndrico, de tamanho médio (classificação caixa 3A), ligeiramente pontiagudas, coloração externa alaranjada intensa e alta porcentagem de caroteno, características estas mais procuras no mercado consumidor.

Custo

O custo de produção varia de região para região, mas tem ficado entre R$ 22 mil e R$ 25 mil /ha. Este investimento pode chegar a mais de 100% de lucro, mas sem as recomendações citadas anteriormente, o produtor poderá amargar prejuízos.

Assim, é correto dizer que os produtores, neste ramo, investem pesado para garantir uma produtividade alta, pois se a colheita acontecer em época de preços baixos, a alta produção lhe garantirá uma margem de lucro compensatória.

Ninguém entra em um negócio como este pensando em perder, muito pelo contrário. E, embora os últimos meses não tenham sido favoráveis aos bons preços na cenoura, é de grande expectativa que eles voltem a subir e os produtores tenham de volta seus lucros.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Clique aqui para adquirir agora a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ginegar Polysack – Telas para profissionais

  A Ginegar Polysack está há oito anos presente no Encontro de Hidroponia, um evento que, para Alessandro Lavandeira Mangetti, diretorde marketing e vendas, é...

Vargem Grande do Sul ganha nova loja Case IH

  Produtores do sudeste paulista ficam ainda mais próximos da marca agrícola   A partir do dia 08  de dezembro, os agricultores de Vargem Grande do Sul...

Moinho Sete Irmãos realiza 5º Encontro de Produtores de Trigo de Minas Gerais

Neste dia 28 de março o Moinho Sete Irmãos realizou o 5º Encontro de Produtores de Trigo de Minas Gerais,em Uberlândia (MG). “Este já...

Efeitos dos desbastes florestais no diâmetro e altura das árvores

  Gilciano Saraiva Nogueira Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nogueirags@gmail.com Helio Garcia Leite Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) hgleite@gmail.com   Os desbastes florestais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!