20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosComo melhorar a palatabilidade da banana

Como melhorar a palatabilidade da banana

Depoimento de produtor que melhora a palatividade da banana para consumo no Brasil.

Os processos de transformações culinárias simples, feitos nas cozinhas residenciais, lanchonetes e restaurantes, sempre foram disseminados pelos meios de comunicações tradicionais mundo afora. Ultimamente, outra forma mais rápida e barata de propagação ganhou força e vem revolucionando as atividades da gastronomia. Estou falando, é claro, das mídias sociais na internet, jornais e revistas digitais que vêm alterando significativamente a cultura da produção e consumo de alimentos em todos os países. Podemos mostrar tudo que existe de melhor no processamento e consumo das frutas, verduras e legumes pelo planeta 24 horas por dia.

Tenho focado na banana, pois trabalhei em Cajati e moro em Jacupiranga no Vale do Ribeira a mais de 40 anos e, esta região responde por 70% da produção da fruta no estado de São Paulo que gira em torno de um milhão de toneladas por ano.

Meu objetivo primeiro é melhorar a vida das pessoas que trabalham na produção, cultivo e venda de banana que é muito sensível às intempéries e sazonalidades tendo uma perca significativa de 30% desde o produtor até o consumidor final. Para isto nada melhor do que me espelhar no que já é feito nos países consumidores desta fruta, na Ásia, Europa, EUA e América Latina com inovações que ainda estão timidamente começando aqui no nosso Brasil.

Os festivais de verão no Japão apresentam estes picolés de banana com chocolate:

O processo de revestimento é muito simples e todas as sorveterias do Brasil já estão preparadas para esta atividade.

Este quadro abaixo mostra nas cores um mosaico de aplicações culinárias que já são feitas com a banana para melhorar sua palatabilidade em diversos países como EUA, México, Espanha, Japão, China, Canadá, El Salvador e são totalmente comerciais.

O carro de churros está sempre presente nas festas temáticas pelo Brasil. Que tal incluí-lo nas festas da banana país afora, porém, com a banana gelada no palito, a recheada e\ou empanada, e também o churros de banana , assim aquelas bananas expostas nas festas terão um fim mais nobre para o público presente e muitos empreendedores se encarregarão de fazer e multiplicar esta inovação.

O modelo de carro móvel abaixo tem a banana gelada revestida com chocolate e a gelada recheada que já são comercializadas em vários países.

A cultura da banana está aberta a todas as possibilidades vamos nos ajudar usando o que já existe e melhorar a vidas dos fruticultores no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

No semiárido, uso de fertilizantes sólidos pode reduzir mortalidade de mudas em até 40%

Nova tecnologia, que une minerais e matéria orgânica, facilita absorção de nutrientes pela planta favorecendo o seu desenvolvimento Nas regiões semiáridas brasileiras, os agricultores enfrentam...

Petrolina e Vale do São Francisco se destacam na exportação de frutas

O Submédio do São Francisco é uma das regiões mais adequadas do mundo para a produção de frutas, em função das suas condições climáticas:...

Apex lança produtos direcionados para hortifrúti

  Esse é o quinto ano que a Apex participa da Hortitec. “Nos três primeiros anos participamos junto ao nosso distribuidor, a Agrototal, de Holambra,...

Bioestimulantes: O calmante das plantas estressadas

Os bioestimulantes são substâncias ou produtos constituídos pela mistura de reguladores vegetais ou biorreguladores com outras substâncias, como sais minerais, extratos de algas, microrganismos e aminoácidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!